Nas Bancas

users_0_10_naide-gomes-b3de.jpg

Naide Gomes

O seu salto em comprimento valeu-lhe um honroso quarto lugar no campeonato do Mundo de Atletismo.

Cristiana Rodrigues
27 de abril de 2010, 21:43

Ezenaide do Rosário da Vera Cruz Gomes, ou melhor Naide Gomes, como é conhecida no mundo do desporto, é natural de São Tomé e Príncipe, onde viveu até aos 11 anos, e país que já representou, inclusivamente, nos Jogos Olímpicos de Sidney, na Austrália, em 2000.

Um ano depois naturaliza-se portuguesa e passa a ser a representante nacional em várias provas europeias. Estreia-se com a bandeira portuguesa no Campeonato da Europa de Pista Coberta em Viena, em 2002, no qual arrebatou a medalha de prata e passou a ter o título de vice-campeã da Europa em pentatlo.

Em 2004 sagra-se campeã mundial de pentatlo de pista coberta. Nesse mesmo ano, em Atenas, acabou os Jogos Olímpicos em sexto lugar no hepatlo.

Um ano depois acaba por participar no salto em comprimento no Campeonato Europeu de Atletismo em Pista Coberta em Madrid e torna-se campeã da Europa ao conseguir o primeiro lugar. Continua a apostar no salto em comprimento e consegue a medalha de bronze no Campeonato de Atletismo de Pista Coberta de Moscovo. Em Gotemburgo ficou com o segundo lugar do pódio. Na taça do Mundo consegue a prata.

2007 é mais um ano positivo. Mais uma vez sagra-se campeã da Europa e desce para a quarta posição no campeonato do Mundo desse ano.

Um ano depois classifica-se para os Jogos Olímpicos de Pequim, mas não chega à final. Antes, porém, já tinha recebido o título de campeã do mundo de atletismo de pista coberta no salto em comprimento.

A melhor marca foi no entanto alcançada no Campeonato do Mundo de Atletismo, em 2009. Mas acabou por terminar a prova em quarto lugar.

Este ano já começou a coleccionar medalhas ao ficar em segundo lugar nos mundiais de atletismo no Qatar.

Na secção dos prémios já conta com a condecoração da Ordem do Infante D. Henrique, que distingue pesoas que prestaram serviços relevantes a Portugal, no país e no estrangeiro.

VEJA PARTE DO TRABALHO DA DESPORTISTA:

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras