Nas Bancas

users_0_10_filipe-faisca-globos-ouro-6252.jpg

Victor Freitas

Filipe Faísca

A sua carreira tem sido marcada pela irreverência com que idealiza os seus desfiles e pela sobriedade das suas criações.

Cristiana Rodrigues
27 de abril de 2010, 21:58

Foi em Moçambique, mais precisamente na foz do rio Zambeze, que Filipe Faísca nasceu, há 45 anos. Aos dez anos veio para Portugal. Passou a infância em Vila Real de Santo António mas foi em Beja que viveu a sua juventude.

Cedo começou a mostrar inclinação para o mundo da moda. Este talento que descobriu fez com que se mudasse para Lisboa para se aperfeiçoar. Estudou na António Arroio e formou-se em design de Moda no IADE.

De 1985 a 1987 e de 1994 a 1995 participa nas Manobras de Maio. Em 1991 estreia-se na ModaLisboa com uma primeira colecção. Desde logo recebeu palmas, mas preferiu afastar-se.

Trabalhou como assistente do gabinete de estilismo de Ana Salazar. Mais tarde inicia-se na concepção de figurinos para ópera, teatro e dança. Assinou inúmeros figurinos de algumas peças de teatro como Othelo, Estudo para Ricardo III - Um Ensaio sobre o poder, entre muitas outras. Aventurou-se também na criação do guarda-roupa para alguns filmes, nomeadamente Adão e Eva, de Joaquim Leitão.

15 anos depois regressa à ModaLisboa. O resultado não poderia ter sido melhor: sala cheia e o público a aplaudir de pé. A imprensa não lhe poupou elogios.

Paralelamente à criação de colecções, dedica-se actualmente à concepção de vitrines para a Hermès, instalada no Chiado e para a Fashion Clinic, na Avenida da Liberdade. É também responsável pelas fardas de alguns dos mais conceituados restaurantes de Lisboa, criou as fardas do staff da discoteca Lux e do Hotel Bairro Alto, entre muitos outros espaços.

Atelier:
Calçada do Combro, 99
Lisboa

VEJA A ÚLTIMA COLECÇÃO DO ESTILISTA:

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras