Nas Bancas

users_0_10_carminho-globos-de-ouro-3c6a.jpg

João Lima

Carminho

A 'grande voz do fado português contemporâneo' ou a 'grande revelação do fado dos últimos anos'. É assim que a têm apelidado.

Cristiana Rodrigues
27 de abril de 2010, 21:57

Filha da fadista Teresa Siqueira, desde cedo que Carmo Rebelo de Andrade, conhecida como Carminho, gosta de cantar. Em criança fazia-o apenas em casa. Morava no Algarve.

Estudou Marketing e Publicidade, mas não era isso que queria fazer. Carminho, que nasceu em Lisboa a 20 de Agosto de 1984, resolveu viajar pelo mundo, durante um ano, de mochila às costas, para encontrar o caminho que queria seguir. Passou por países como a China, Índia, Camboja, Peru, Timor-Leste e Vietname. Acabou por fazer voluntariado. Testou as suas capacidades, amadureceu, tornou-se responsável e decidiu que cantar era o que a fazia feliz.

Nessa altura a sua mãe abriu uma casa de fados em Lisboa e Carminho começou a mostrar o que melhor sabia fazer. Em 2005, fez parte de um espectáculo no Teatro Camões, onde cantou para Jorge Sampaio, então Presidente da República, e para o presidente turco. Nesse mesmo ano recebeu o Prémio Amália.

Um ano depois juntamente com o irmão Francisco Rebelo de Andrade colabora nas gravações do disco Terço que recebeu a bênção apostólica do papa Bento XVI. Segue-se a participação no filme Fados de Carlos Saura.

Em 2008 actuou na Casa da Música e participou no espectáculo que marcou os 45 anos de carreira de Carlos do Carmo.

Em Junho de 2009 Carminho edita o seu primeiro disco,
Fado
. Duas das músicas foram escritas por ela. Este disco de estreia é já disco de ouro, por vendas superiores a 10 mil unidades e está em destaque na lista de Melhores do Ano 2009.

Em Dezembro último deu no Centro Cultural de Belém o primeiro concerto em nome próprio. A plateia rendeu-se à sua voz e aplaudiu-a de pé.

PARA VOTAR EM CARMINHO: 760 20 70 01

VEJA PARTE DO TRABALHO DA FADISTA:

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras