Nas Bancas

users_0_10_beatriz-batarda-5e5a.jpg

Gonçalo Rosa da Silva / Visão

Beatriz Batarda

Quis ser trapezista, mas João Botelho descobriu-a e levou-a para o cinema. Multifacetada, a actriz tem dado cartas nos palcos de teatro.

Cristiana Rodrigues
27 de abril de 2010, 21:46

Beatriz Batarda tem 21 anos de carreira e é um daqueles casos em que os acasos se sucederam, fazendo com que descobrisse um talento inato, mas que permanecia escondido.

Numa entrevista ao jornal Sol a actriz explica: "Foram-me buscar ao recreio da escola, tinha 12 anos. Precisavam de uma menina que fosse parecida à actriz de um filme do João Botelho. Depois aconteceu estar numas filmagens de Manoel de Oliveira e ele convidar-me para fazer um filme. Depois aconteceu-me ser convidada pelo Luís Miguel Cintra para a Cornucópia. E ao fim destes 'aconteceu', achei que tinha de estudar e que não podia ser uma fraude."

Foi desta forma que partiu para Londres, a cidade onde nasceu, a 1 de Abril de 1974. Estudou numa das mais prestigiadas escolas de teatro do mundo, a Guildhall. Deixou para trás o curso de Design, que começou a tirar talvez influenciada pelo pai, o pintor Eduardo Batarda, e dedicou-se à representação.

Acumula dezenas de participações em filmes e outras tantas em peças teatrais. Menina Júlia, do encenador Rui Mendes, e Ilfigénia na Táurida, encenada por Luís Miguel Cintra, foram duas das peças em que participou no ano passado. Este ano estreou-se como encenadora em Olá e Adeusinho, de Athol Fugard.

A actriz já levou para casa três estatuetas douradas. Em 2003 e 2004 foi galardoada com o prémio de Melhor Actriz de Cinema e em 2007 coube-lhe o troféu de Melhor Actriz de Teatro, categoria para qual volta a estar nomeada este ano.

Beatriz Batarda é casada com o compositor Bernardo Sassetti. Deste casamento tem duas filhas, de seis e quatro anos.

VEJA UM EXCERTO DA PEÇA 'MENINA JÚLIA':

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras