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D.R.

Armando Cabral

Era como jogador da NBA que achava que o seu nome se iria tornar conhecido, mas foi a marcar pontos nas passarelas que se viu catapultado para a fama.

Cristiana Rodrigues
27 de abril de 2010, 21:57

É natural da Guiné-Bissau, onde nasceu há 28 anos, veio para Portugal muito cedo e foi na Amadora que cresceu. Fascinado pelo mundo da moda, Armando Cabral seguiu o conselho da irmã (que entretanto morreu) para procurar uma agência de modelos. Tirou um curso de moda e assinou contrato com uma agência. Tinha 18 anos. O pai, conservador, decidiu que o filho deveria estudar e mandou-o para a London Metropolitan University, onde Armando tirou o curso de Gestão de Empresas. Ainda estagiou num banco sueco, mas a moda falou mais alto. Apresentou-se na ICM Models, onde acabou por ficar agenciado. Estreou-se ao lado da top model Helena Christensen na Semana da Moda de Copenhaga, na Dinamarca.

A sua carreira deu um salto quando foi seleccionado para ser modelo exclusivo para a Calvin Klein em Milão. Em exclusivo, desfilou também para Louis Vuitton e Dior Homme. Mas Armando não fica por aqui no que diz respeito a grandes costureiros e marcas. Do seu portfólio fazem parte desfiles para Dries van Noten, Thierry Mugler, Emanuel Ungaro, Paul Smith e Michael Kors. Também já fez campanhas para Alexander McQueen, Benetton, Levi's, e editoriais de moda para conceituadas revistas como a Numero Homme, Citizen K, Vogue. O modelo agenciado no nosso país pela Central Models já posou para as objectivas de Mario Testino, Nick Knight, Jean Baptiste Mondino, Peter Lindbergh, Craig Kadel e Josh Olins. E só em Outubro passado este modelo, de pele "cor de chocolate", como o apelida uma revista estrangeira, se estreou nos desfiles em Portugal, nomeadamente na ModaLisboa, um evento que voltou a contar com a sua presença na última edição, em Março.

Tudo isto contribuiu, certamente, para o facto de ter ficado em 26.º lugar na lista dos 50 melhores manequins do mundo.

O jovem que um dia sonhou ser jogador da NBA, e que vive actualmente em Nova Iorque, onde tem a moda a seus pés, criou uma marca de sapatos para homem com o seu nome que foi recentemente lançada e que promete fazer furor em Portugal, Inglaterra, França e Estados Unidos.

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