Nas Bancas

70.º aniversário de Carlos Gustavo da Suécia celebrado com grande pompa

Cinco dias de festividades terminaram a 30 de abril, data do aniversário do rei, com a celebração de um “Te Deum”, seguido de um desfile de “calèche” pelas ruas de Estocolmo, em que Carlos Gustavo partilhou o protagonismo com a mulher, a rainha Sílvia, e da habitual reunião familiar na varanda do palácio.

CARAS
5 de maio de 2016, 16:09

Concertos, receções, um desfile de calèche, paradas militares, um Te Deum e um banquete que reuniu vários membros da realeza europeia foram alguns dos pontos altos dos cinco dias de comemorações oficiais dos 70 anos do rei Carlos Gustavo da Suécia, nascido a 30 de abril de 1946.
Estas festividades envolveram, naturalmente, toda a família real, que nos últimos tempos conheceu um verdadeiro baby boom: Madalena foi mãe pela segunda vez há dez meses, Victoria, há dois, e Sofia, a mulher do príncipe Carl Philip, teve o seu primeiro filho a 19 de abril. E apesar de terem passado apenas 11 dias desde o nascimento de Alexander, até a nora dos reis esteve presente no Te Deum e num dos momentos mais esperados pelos súbditos, a reunião dos Bernadotte na varanda do palácio. Notada foi a ausência dos filhos de Madalena e de Chris O’Neill, Leonore, de dois anos, e Nicolas, de dez meses, compensada pelo facto de a princesa herdeira ter aparecido com Oscar, de dois meses, a dormir ao seu colo, enquanto o marido, Daniel, pegava na filha mais velha, Estelle, de quatro anos.
Este aniversário teve também o condão de reunir pela primeira vez desde novembro de 2015 os reis Juan Carlos e Sofía de Espanha numa cerimónia pública. Aos antigos soberanos espanhóis juntaram-se outras figuras da realeza como Margarida da Dinamarca e os príncipes herdeiros Frederico e Mary, Philippe e Mathilde da Bélgica, Alberto do Mónaco ou Beatriz da Holanda.
Carlos Gustavo subiu ao trono em 1973, após a morte do seu avô, Gustavo Adolfo, já que o seu pai tinha morrido num acidente de aviação, quando o atual rei tinha apenas um ano.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras