Nas Bancas

Tia do rei Espanha implicada no caso Panama Papers

Pilar de Borbón admite ter tido uma sociedade no Panamá entre 1974 e 2014, mas garante nunca ter falhado com as obrigações tributárias exigidas pela lei espanhola.

CARAS
6 de abril de 2016, 17:59

O caso Panama Papers tem feito correr muita tinta na imprensa internacional e são já muitos os nomes de figuras públicas que constam nesta lista. Entre eles o de Pilar de Borbón, irmã do rei emérito Juan Carlos de Espanha e tia de Felipe VI. Após uns dias de silêncio, a infanta emitiu um comunicado a confirmar que tinha tido uma sociedade no Panamá entre 1974 e 2014, mas que nunca teve receitas “fora do controlo das autoridades fiscais”, nem fugiu “a nenhuma obrigação tributária exigida pela lei espanhola”. De acordo com o mesmo documento divulgado pela agência Europa Press, a empresa fechou por não apresentar lucros que justificassem a sua existência e em nada teve a ver com o facto de Felipe VI ter sucedido ao pai no trono espanhol nesse mesmo ano, como já foi dito em vários meios de comunicação do país vizinho. Esta associação foi feita porque Pilar de Borbón foi diretora e presidente da Delantera Financiera, com sede no Panamá, desde agosto de 1974, apenas um mês após o irmão se tornar chefe de Estado, e a empresa foi encerrada cinco dias depois do seu sobrinho ser proclamado rei de Espanha.
A Casa do Rei defende-se de qualquer implicação neste escândalo alegando que a infanta não faz oficialmente parte da família real, composta apenas pelos reis Juan Carlos e Sofía, Felipe VI e Letizia, a princesa Leonor e a infanta Sofía.
Refira-se que a posse de uma sociedade num paraíso fiscal não é, por si só, um crime. Contudo, pode tornar-se caso o proprietário não declare todo o património no país onde reside, neste caso Espanha.
Antigos e atuais chefes de Estado e de governo, empresários, desportistas, escritores, artistas e cineastas, entre muitos outros, já viram o seu nome envolvido neste caso denominado por Panama Papers que ainda promete dar que falar.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras