Nas Bancas

Rita Ferro Alvim-7629.jpg

João Lima

Rita Ferro Alvim: "Acredito que educamos pelo exemplo que damos aos filhos"

A antiga jornalista da SIC preocupa-se com o meio ambiente e com a pegada que estamos a deixar no planeta. Por isso já começou a consciencializar os seus filhos, Maria, Duarte e Madalena, de que há determinadas coisas que não se podem fazer.

Andreia Cardinali
1 de dezembro de 2019, 18:30

Rita Ferro Alvim deixou o seu trabalho como jornalista na SIC para se dedicar aos seus projetos nas redes sociais, mas, acima de tudo, para estar mais presente na vida dos filhos, Maria, de dez anos, Duarte, de oito, e Madalena, de três. Dois anos e meio depois, não se arrepende de nada, e mesmo nos dias em que tem de se reinventar profissionalmente sente que voltaria a fazer o mesmo. É que a mudança tem-lhe permitido acompanhar de perto o crescimento dos filhos e até dar-lhes uma educação mais próxima dos valores em que acredita. A preocupação com os outros, com o que a rodeia e com o futuro do planeta é exemplo disso, como lembrou neste cenário de festa infantil com preocupações ecológicas e repleto de iguarias saudáveis.

– A festa de aniversário da Madalena, que fez há pouco tempo, teve os mesmos moldes que esta?

Rita Ferro Alvim – Sim, foi o mais ecológico e saudável possível. Se bem que eles muitas vezes me peçam para os bolos de aniversário deles não serem saudáveis. [Risos.] Hoje em dia já aprendi a cozinhar comida saudável e boa. A Martilicious, por exemplo, que está a fazer o catering desta sessão fotográfica, tem receitas que eu reproduzo imensas vezes e que são deliciosas.

– É mais difícil organizar uma festa com preocupações ecológicas?

– Nem por isso. Preparei muita fruta, sumos naturais, e substituí ingredientes. Fiz um bolo na mesma, só troquei os açúcares refinados por outros. Troquei os plásticos por madeiras e lavei tudo para voltar a usar. Basicamente, fiz aquilo que os meus avós faziam. Antigamente só se consumiam produtos da época, não se usavam descartáveis, e faziam-se festas na mesma. Acho que só temos de voltar um pouco atrás.

– Tem uma grande consciência ambiental e preocupação com a sustentabilidade?

– Tenho vindo a aprender, a ler imensas coisas, e sou mesmo preocupada. Acho que quando tomas consciência de tudo isto, já não podes voltar atrás ou ignorar o que sabes. Preocupa-me a ideia do descartável em relação a tudo. Temos mesmo de nos preocupar com o planeta. Todos podemos fazer pequenas coisas que produzem grandes diferenças.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras