Nas Bancas

Marta Wahnon abre as portas da sua casa para uma tarde de convívio “saudável”

A empresária convidou várias amigas e clientes para um lanche muito saboroso e livre de culpas.

Marta Mesquita
2 de agosto de 2019, 15:20

Há cerca de três anos, Marta Wahnon começou a perceber que a cozinha era, afinal, um sítio divertido, onde poderia fazer experiências, aprender cada vez mais e cuidar do seu bem-estar. Passou a confecionar receitas saudáveis que eram também deliciosas, o que lhe valeu muitos elogios. O que começou por ser um hobby, que conciliava com o seu trabalho de relações-públicas, rapidamente se tornou uma ocupação a tempo inteiro. Com o apoio do marido, Nuno Santana, a healthy food lover, como se define, criou a Be Well By Marta Wahnon, um projeto que põe a saúde e o bem-estar na mesa. “Gosto muito de comida saudável e de brincar na cozinha. Gosto de experimentar coisas novas e de ousar nos temperos. Temos planos alimentares e produtos avulso. Muitas pessoas não querem cozinhar mas querem cuidar da sua saúde. Eu e a minha colaboradora é que fazemos tudo. Passo muito tempo na cozinha. O Nuno é o meu grande pilar. Acreditou em mim quando eu própria ainda não acreditava. E essa força foi determinante para mim”, contou Marta, que tem sido a principal cobaia do seu próprio projeto, como assegurou: “Sou bulímica e a minha relação com a comida melhorou muito com esta minha paixão pela alimentação saudável. Sentirmo-nos bem depende muito da nossa alimentação. O que comemos é o nosso combustível. O Be Well mudou a minha vida. ”
Para mostrar que nem todos os convívios à volta de uma mesa têm de representar uma “facadinha” na dieta, a empresária convidou várias amigas e clientes para um lanche muito saudável e saboroso em sua casa. Enquanto se deliciavam sem culpas à mistura, Marta apresentou o Summer Shape Detox, um plano alimentar de cinco dias, criado por ela, com sumos antioxidantes, saladas, barras energéticas e sopas desintoxicantes, um menu que permite perder peso e eliminar toxinas. “Apesar de viver há muitos anos em Lisboa, nasci no Norte, por isso gosto mesmo muito de comer. Adoro arroz, chocolates, massas e um bom cozido à portuguesa. Contudo, também é muito importante manter a linha, que é algo fundamental para o meu bem-estar. Recorro muito a estes planos detox da Marta. Depois de os fazermos, é muito mais fácil criarmos bons hábitos alimentares. Não é difícil fazer estes detox, porque são saborosos. Tudo o que a Marta faz é saboroso. Ela tem uma mão muito especial para a cozinha”, explicou Pimpinha Jardim.
Sofia Ribeiro também gosta muito de estar na cozinha e de comer. Apesar de sempre ter tido cuidado com a sua alimentação, essa preocupação acentuou-se depois de ter travado uma batalha contra um cancro da mama. Valorizando tudo o que lhe dê saúde, a atriz revelou que o que põe no prato é muito mais do que uma simples opção alimentar: “Para mim, ter uma alimentação saudável é uma forma de estar na vida. É mesmo um prazer. Gosto muito de comer e de cozinhar e sempre tive um regime alimentar muito equilibrado. Como me preocupo muito com o meu bem-estar, procuro cada vez mais opções saudáveis. Mas não sou fundamentalista. Se me apetecer fazer um disparate, faço-o, só não é a norma. Tento evitar farinhas, processados, enlatados, açúcares e fritos. Também é cada vez mais raro comer carne.”
Com uma vida profissional muito preenchida e tendo de gerir o dia a dia de duas crianças, Isabel Figueira também está cada vez mais adepta deste regime alimentar. A par do cuidado que tem em relação ao que come, a atriz e apresentadora também começou a fazer do exercício um aliado para conseguir manter a sua boa forma física, como revelou: “A partir de uma certa idade, o metabolismo começa a mudar. Sou boa boca, adoro jantaradas, e os meus filhos também. Mas também tento fazer as opções corretas. Já fiz alguns detox da Marta e senti-me muito bem. A par disso, constatei que a minha pele ficou ótima. Há uns dois meses comecei a fazer diariamente exercício físico. Antes fazia, mas não com esta regularidade. Senti que tinha de cuidar mais do meu corpo.”
No seu consultório, a nutricionista Sara Biscaia Fraga recebe cada vez mais pacientes que procuram ter uma vida mais saudável e plena, o que prova que o que muitos apelidaram de “moda” é, afinal, uma tendência que veio para ficar. “As pessoas preocupam-se cada vez mais com a alimentação. Hoje em dia há muita informação, fala-se muito deste assunto. Contudo, há também muitos mitos e nem sempre as pessoas estão esclarecidas. O mais importante é as pessoas estarem motivadas para mudarem”, finalizou a nutricionista.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras