Nas Bancas

Rosa Lobato de Faria é recordada por familiares e amigos em manhã emotiva

No dia em que completaria 87 anos, a artista foi homenageada com um mural, em Cascais.

Marta Mesquita
18 de maio de 2019, 12:30

Foi numa manhã de primavera que familiares e amigos de Rosa Lobato de Faria se reuniram na Praceta dos Pinheiros, na Costa da Guia, em Cascais, para assistirem à inauguração de um mural de homenagem à artista, que morreu há nove anos. “Quis a Câmara Municipal de Cascais assinalar no dia em que a nossa mãe celebraria os seus 87 anos [20 de abril] a passagem daquela que tentou na sua obra de escritora, poeta, atriz, letrista e guionista deixar um testemunho de deslumbramento pelo mundo e pela condição humana. Sempre que penso na minha mãe, a imagem que vejo é de uma pessoa muito plácida, sempre com um livro na mão. Ora, que melhor lugar para lembrá-la do que um Canto de Leitura, no meio da natureza que tanto amou, com uma sua frase, pensamento que possa inspirar quem por aqui passe e fique a ler ou a brincar? Nada poderia sensibilizar mais a família do que este esforço de perpetuar na memória o quanto ela tentou transmitir no tecer das palavras”, partilhou a filha da homenageada, Bi Rebelo de Sousa, com esta plateia íntima e especial.
Também o marido de Bi, Pedro Rebelo de Sousa, tem encarado a preservação e divulgação da obra da sogra como uma verdadeira missão. “Era uma mulher muito completa e multifacetada, muito bonita e feminina. Era bastante culta e socialmente atenta. O que também me fascina prende-se com o facto de, apesar de ter começado a escrever muito antes, foi a partir dos 60 anos que iniciou uma produção assinalável. Escrevia com muita disciplina”, recordou o advogado que nesta manhã contou com o apoio do irmão Marcelo Rebelo de Sousa. “Tive o privilégio de conhecer Rosa Lobato de Faria muito bem. Era uma pessoa muito talentosa, capaz de escrever poemas, romances, marchas e letras de quase tudo o que foi cantado. Era também uma mulher excecional, muito doce e lúcida”, salientou o Presidente da República.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras