Nas Bancas

Filipa Sáragga mostra quadros que convidam ao sonho e ao otimismo

A artista contou com a presença da família – dos pais, Leonor e Ricardo Sáragga, e da irmã, Leonor – e de muitos amigos, como Carlos Barbosa.

Vanessa Bento
24 de março de 2019, 14:20

Quando entramos no ateliê de Filipa Sáragga, na Junqueira, mergulhamos imediatamente num mundo mágico. “Acho que estes quadros nos fazem sonhar a todos. Sou uma pessoa de fé, católica, e era muito amiga do D. José Policarpo. E um dia, numa conversa, ele disse-me que antes gostava de arte grosseira e agressiva, mas que eu tinha a sorte de poder criar coisas belas. E que por isso tinha o dever de levar aos outros paz e bem-estar através dos meus quadros. E sinto-me a cumprir essa missão”, revelou à CARAS a artista, durante a inauguração da sua exposição That's all Folks, inspirada em personagens do universo infantil.
Na verdade, o conceito desta exposição começou por ser outro completamente diferente, mas Filipa soube transformar um acontecimento negativo em algo feliz. “Há três anos eu tinha terminado uma coleção de arte sacra, que demorou cerca de um ano e meio a fazer, portanto era tudo temas religiosos, era suposto ser uma coisa muito séria, mas um dia a minha cadela bebé entrou no meu ateliê e, como as telas eram de pano, roeu-as todas. Chorei imenso nessa altura, achei que todo o meu trabalho acabaria no lixo. Cortei as partes que se aproveitavam, enrolei-as e guardei-as. Passado um ano, quando mudei para este ateliê, redescobri essas telas e, como sempre fui apaixonada por crianças, achei que era o momento certo para transformar uma situação triste em algo divertido”, contou Filipa com um sorriso marcado pelo otimismo.
Foram muitos os amigos que quiseram estar na inauguração da mostra e aplaudir de perto este esforço da artista, que já conquistou o coração de Cristina Ferreira, que tem no cenário do seu programa um dos quadros desta coleção. “Sou fã do trabalho, quer escrito quer pintado, da Filipa. Acho-a extraordinária, é de uma dedicação aos outros extrema e tem esta capacidade única de nos transportar para um mundo fantástico”, afirmou Carlos Barbosa.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras