Nas Bancas

Alexandra Lencastre: “hoje em dia a experiência já não é valorizada”

Aos 53 anos, a atriz continua a ser um nome de referência, mas já se sentiu preterida por colegas mais novas.

Vanessa Bento
9 de março de 2019, 14:55

Ao longo dos anos, a beleza e sensualidade de Alexandra Lencastre sempre foram inegáveis. Contudo, a atriz diz que foi sempre sentindo algumas inseguranças em relação à sua imagem e mesmo agora, quatro meses após uma redução mamária, explica que tem alguma dificuldade em sentir-se bonita. “Acho que, se não fosse atriz, a idade poderia ter-me trazido uma certa serenidade em relação à imagem. Mas nós somos muito pressionadas. E quando digo nós, são as figuras públicas de uma forma geral, não são apenas os atores. Ainda assim, se calhar os atores um bocadinho mais, porque começam a perder a oportunidade de fazer certos papéis. E isso, sim, é triste. Isso dói. E já o senti, já perdi papéis por estar mais velha, e fiz de avó muito cedo, o que me irritou imenso”, admitiu a atriz à margem do jantar dos 30 anos do Institutoptico, que aconteceu no Convento do Beato, em Lisboa.
Alexandra assume ainda quão difícil tem sido lidar com esta questão da atribuição de papéis consoante a idade, em detrimento dos anos de experiência de cada ator. “Isto mexe comigo, porque, tendo o privilégio de estar numa profissão de que gosto, que escolhi e que tem imensa longevidade, às vezes estes pequenos cortes magoam um bocadinho. Houve uma altura em que se entrava no Teatro Nacional e só a partir dos 40 anos é que se podiam fazer protagonistas. Hoje em dia a experiência já não é valorizada como acontecia antes.”

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras