Nas Bancas

Branca Cuvier em família: “Com quatro, está tudo mais completo”

É na arte e na maternidade que Branca se encontra e reconhece a sua paz e a sua essência.

Vanessa Bento
1 de janeiro de 2019, 17:00

Branca Cuvier é cor. Na vida e na arte. E até no nome. Nela coabitam a vontade de criar e de traduzir nas suas peças a mensagem que a faz pintar e desenhar e o amor imenso pelos filhos, Bartolomeu, de cinco anos, e Mercedes, de quatro meses, e pelo marido, Francisco Nogueira, que a torna uma mulher carinhosa, criativa, presente e disponível. No seu ADN corre-lhe a criatividade da mãe, a pintora Joana Rosa, e da avó, a artista plástica Helena Almeida, que morreu em setembro passado. “Este ano o Natal vai ser muito diferente, porque a minha avó não está cá. Ela era o pilar da família. Mas sinto que se espalhou por todos nós”, confidenciou na tarde em que abriu as portas de sua casa à CARAS.

– Hoje vive o sonho que sempre quis: concilia na perfeição a sua atividade artística com uma vida familiar funcional...
Branca Cuvier – Neste momento estou muito bem, sim, com o desenho, a pintura, os meus filhos... Estou basicamente a viver um sonho, sim.

– Em que medida é que se encontra no seu trabalho e como mãe e mulher?
– Acho que sou bastante metódica nos dois lados. Programo a hora a que vou buscar os meus filhos, porque depois quero fazer algo com eles, e aí já não há regras, não há controlo. E no meu trabalho é a mesma coisa. Não consigo ver uma grande diferença entre um lado e outro.

– Encontrou a sua liberdade...
– Exatamente. Sou uma base, que é sempre a mesma, e depois tenho vários prolongamentos. Não tenho que ser várias pessoas, sinto-me bastante mais ligada a mim própria e a uma base mais fixa, que depois se expande. E isso é ótimo e dá muito menos trabalho. Reconheço que é um luxo.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras