Nas Bancas

Nelson Motta regressa a Portugal para partilhar a “Força Estranha” que o inspira

“Nunca fiz planos para os livros. Escrever é a maior sensação de liberdade.”

Marta Mesquita
4 de novembro de 2018, 18:00

Escritor, jornalista, cronista, compositor, letrista e produtor musical, Nelson Motta é, acima de tudo, um dos nomes maiores da cultura brasileira das últimas cinco décadas. Nove anos depois de ter editado Força Estranha – Dez Histórias e Um Mistério! no Brasil, o autor lança agora esta obra em Portugal, país que o apaixona e no qual tem vários amigos. Prova disso foi o facto de a livraria Ler Devagar, na LX Factory, ter sido pequena para receber as dezenas de admiradores que quiseram assistir à apresentação deste livro. Um deles foi José Eduardo Agualusa, que partilhou com a plateia o fascínio que sente pelo autor brasileiro: “O Nelson é tudo aquilo que eu gostaria de ser, é um dos meus heróis. Ele é um grande criador. É um homem com mundo e com uma vida muito rica, e isso sente-se quando lemos os seus livros. Toda a gente gosta dele. O Nelson Motta é uma instituição no Brasil.”
Quem também revelou ser grande admiradora do autor brasileiro foi Margarida Rebelo Pinto: “O Nelson é meu amigo há mais de 20 anos. Antes de eu publicar o Sei Lá, ele preconizou que seria um grande sucesso. É das pessoas mais sábias que conheço. E é um amigo maravilhoso, sempre alegre e charmoso.”
Nesta tarde cultural, Nelson Motta, que completa 74 anos no dia 29 de outubro, partilhou as suas inspirações, desvendando ainda alguns pormenores do seu processo criativo: “Tornei-me escritor aos 50 anos. A minha mãe dizia que para ser escritor tinha de escrever um romance, e foi o que fiz. O bonito de se escrever é essa possibilidade de surpresa. Temos de ir atrás dos personagens. Nunca fiz planos para os livros. Para mim, escrever é a maior sensação de liberdade.”

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras