Nas Bancas

Criadores portugueses mostram o seu talento e apresentam peças originais

No âmbito da mostra de decoração Homeing, diversos arquitetos e “designers” de interiores criaram secretárias destinadas a ambientes domésticos.

Marta Mesquita
1 de novembro de 2018, 15:28

O desafio era claro: tendo como ponto de partida uma cidade à sua escolha, arquitetos e designers de interiores teriam de criar uma secretária para um ambiente doméstico. Catherine Cabral, Elsa Matias e Fernando Hipólito, Cristina Santos e Silva, Dino Gonçalves, Manuel Francisco Jorge, Maria Barros e os criativos da Casa do Passadiço, da Insight e da Conceitos de Arte aceitaram este convite de Carlos Pissarra e mostraram as suas criações na exposição World Roots, que se realizou no âmbito da Homeing, mostra de decoração para profissionais que decorreu no Convento do Beato. “O nosso ponto de partida foi Paris, que é uma cidade maravilhosa. Inspirámo-nos no Grand Palais e desenhámos uma peça em estofo, madeira lacada e tampo de vidro. E é versátil, pois pode estar num escritório, num quarto ou numa sala”, explicou Elsa Matias sobre a proposta que idealizou com o marido, o arquiteto Fernando Hipólito.
Para criar a sua secretária, Maria Barros nem teve de sair de casa, uma vez que se inspirou em Cascais, como partilhou: “Pensei no sítio onde moro. Esta secretária enquadra-se muito bem em qualquer vila ou cidade costeira, porque é branca e tem um ar muito leve. Inspirei-me no mobiliário de campanha dos soldados ingleses dos séculos XVIII e XIX. Quero que esta peça transmita paz e que proporcione momentos felizes.”
Ao contrário dos seus parceiros de exposição, Cristina Santos e Silva não teve de viajar pelo mapa-múndi para criar a sua peça. “Quis brincar com o tema e decidi homenagear a ‘cidade das abelhas’, que é a colmeia. As abelhas são elementos fundamentais no nosso ecossistema e achei importante trabalhar essa consciencialização”, justificou a arquiteta.

Fotos: Ricardo Santos

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras