Nas Bancas

Bárbara Guimarães está otimista na luta contra o cancro da mama

Removido o tumor, Bárbara aguarda confirmação sobre se se deverá submeter a tratamentos de rádio e quimioterapia.

Natalina de Almeida
8 de setembro de 2018, 11:07

“Tenho cancro da mama. Os meus trunfos são: amor, família, amizade, acreditar, andar em frente, vencer mais um obstáculo, vencer mais uma provação.Fui submetida, com sucesso, à cirurgia. Continuo entregue à medicina e a Deus. Em boas mãos! Agradeço o vosso apoio discreto e o absoluto respeito pela minha intimidade.”
As palavras são de Bárbara Guimarães, escritas e publicadas no passado dia 17 de agosto, enquanto recuperava da cirurgia a que na véspera tinha sido sujeita para extração de um tumor. Até esse momento, apenas um núcleo muito restrito de familiares e amigos da apresentadora da SIC sabia que ela estava doente. A notícia que mudou de novo a vida de Bárbara chegou três meses depois de a apresentadora cumprir 45 anos, que fez no dia 21 de abril, e dias antes de partir para umas férias com os filhos, Dinis, de 14 anos, e Carlota, de sete. Após semanas de exames, que incluíram as necessárias biópsias e ressonâncias, a apresentadora descobriu que tinha cancro da mama e que o primeiro passo seria uma cirurgia para extração do tumor. No dia 15 de agosto Bárbara desfrutava o último dia das férias previamente agendadas com os filhos num destino que já se tornou uma tradição familiar, a Praia Verde, no Sotavento Algarvio, e no dia seguinte dava entrada no Hospital da Luz, em Lisboa, onde seria operada. Uma intervenção cirúrgica que, ao que a CARAS apurou, foi realizada com êxito e permitiu preservar a mama da apresentadora. A equipa de médicos que segue Bárbara conta com o reconhecido especialista João Leal de Faria, em quem, como confirmaram à CARAS fontes próximas da apresentadora, Bárbara deposita toda a sua confiança.
Quem convive de perto com Bárbara não hesita em confirmar-nos que ela se mantém otimista face à doença. Conhecida pela coragem com que enfrenta as adversidades e pelo seu gosto pela vida, Bárbara, que está em casa a recuperar da cirurgia, já só pensa nos passos que precisa de dar para voltar a gozar de boa saúde. Para já, será necessária uma análise do tumor retirado, para determinar com exatidão o protocolo de tratamento a seguir, embora Bárbara já tenha sido informada pelos seus médicos da forte possibilidade de ter de realizar tratamentos de quimioterapia, seguidos de radioterapia. Algo que, como é natural, causa sempre algum receio, mas que a apresentadora se sente preparada para enfrentar, até porque, como a própria diz na mensagem em que deu a notícia, tem os trunfos de que precisa para vencer mais esta provação.
Neste momento delicado, o apoio tem vindo dos filhos, Dinis e Carlota, do namorado, Carlos Pegado, dos pais, dos irmãos e dos amigos. Recorde-se que ao longo do último ano Bárbara tem vindo a reconquistar o carinho do filho, Dinis, que, na sequência do polémico processo de divórcio de Manuel Maria Carrilho, ficou a viver com o pai. O próprio Dinis fez questão de mostrar publicamente o apoio que a CARAS sabe que tem dado à mãe desde o momento em que esta conversou com ele para lhe explicar a situação. E assim que a mãe divulgou a notícia da sua doença, ele escreveu nas redes sociais um carinhoso “sempre contigo”, acompanhado de um coração.
A CARAS contactou a apresentadora, que se mostrou emocionada com o apoio discreto que tem recebido de milhares de pessoas, mas preferindo, para já, não fazer mais declarações públicas sobre o momento que atravessa.
Completamente focada no tratamento, Bárbara sabe que tem pela frente longos e difíceis meses de luta, mas, acreditam os seus amigos mais próximos, não perderá a coragem nem a sua alegria de viver.
Texto: Natalina de Almeida

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras