Duques de Cambridge não têm custódia total dos filhos
E a explicação tem mais de 300 anos.
A ideia parece estranha, mas a verdade é que os duques de Cambridge não têm custódia total dos três filhos (George, de cinco anos, Charlotte, de três anos, e Louis, de quatro meses). O mesmo acontecerá com os duques de Sussex quando tiverem filhos.
A custódia total dos membros da família real britânica pertence ao monarca, neste caso à rainha Isabel II, uma regra com mais de três séculos. Foi a especialista em realeza e fundadora do blogue Royal Musing, Marlene Koenig, quem explicou o porquê desta norma. “O soberano tem a custódia legal dos netos menores. Isto remonta ao rei Jorge I [que governou no início de 1700], e a lei nunca foi alterada. Ele fez isso porque tinha uma fraca relação com o seu filho, o futuro rei Jorge II, pelo que a aprovação dessa lei significava que o rei seria o guardião de seus netos ", explicou.
Quando esta regra entrou em vigência, o rei Jorge I tinha bisnetos tal como a rainha Isabel II e da mesma maneira que a monarca tem a custódia dos príncipes William e Harry, o seu poder abrange também os filhos dos duques de Cambridge.
Quando o príncipe Carlos suceder ao trono será ele a receber a custódia das crianças. Cabe ao guardião gerir a educação, a residência e aprovar as decisões dos pais. A princesa Diana consultou muitas vezes a rainha Isabel II em algumas decisões que tomava na vida dos filhos. Era ela quem tinha a última palavra.