Nas Bancas

PJF-prates-28.jpg

Paulo Jorge Figueiredo

João Murillo e Raquel Prates falam da luta que têm travado para ter filhos

Raquel sofre de endometriose e, apesar de ter feito tratamentos de fertilidade, nunca engravidou.

Andreia Cardinali
19 de agosto de 2018, 10:00

Casados há 12 anos, Raquel Prates, de 42 anos, e João Murillo,de 51, ainda não conseguiram concretizar o sonho de serem pais. Um assunto sobre o qual durante alguns anos evitavam falar, mas que num encontro com a CARAS no Algarve, onde passaram uns dias de férias com a família, abordaram sem subterfúgios: Raquel, que ao longo do tempo fez vários tratamentos de fertilidade, sofre de endometriose (de forma simplificada, células do revestimento interno do útero que se desenvolvem fora dele), o que a impossibilita de concretizar naturalmente o desejo de ter filhos. Um problema que acabou por ser o ponto de partida para uma mudança em si própria, que há muito ambicionava fazer. “Eu vivia este assunto de uma forma muito intensa. Quando comecei a arrumá-lo, comecei a sentir uma liberdade plena e percebi que a vida é para ser vivida e que tenho de fazer tudo o que gosto”, confessou.


– Estamos numa quinta onde a Raquel começou a ter aulas de equitação. Descobriu uma nova paixão?
Raquel – Já era um desejo antigo, mas nunca tinha montado. Foi uma coincidência passarmos por aqui, durante a nossa caminhada matinal, e quando entrámos nesta quinta apercebi-me de que davam aulas. Aproximei-me dos cavalos e percebi que era isto. Sou uma pessoa muito ansiosa e montar a cavalo tem-me dado uma paz de espírito que nunca encontrei em lado nenhum. Tem sido uma experiência muito para além daquilo que eu esperava, tem sido quase uma terapia. Este ano mudei muito a minha cabeça, não sei se tem a ver com a idade, mas decidi que não vou adiar mais nada do que gosto e quero fazer. Isto trouxe-me uma liberdade nova e deixei agora de ser refém de uma série de coisas que tinha imposto na minha cabeça de uma forma muito parva.

Leia esta entrevista na íntegra na edição 1199 da revista CARAS.
Assinatura Digital
Apple Store
Google Play

Palavras-chave

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras