Nas Bancas

JLI_AnaBatista-8029.jpg

João Lima

Ana Batista confidencia: "Fiz muitos sacrifícios para ser cavaleira"

A cavaleira celebra 18 anos de alternativa

Marta Mesquita
19 de agosto de 2018, 17:00

Aos 40 anos, Ana Batista é uma das cavaleiras tauromáquicas mais reconhecidas em Portugal. Era ainda criança quando o mestre David Ribeiro Telles a incentivou a montar. Desde então, e já lá vão 30 anos, os cavalos passaram a fazer parte da sua vida, ou melhor, a ser a sua vida. Apaixonada pela arte de tourear, Ana Batista assume que “os cavalos e os touros estão sempre em primeiro lugar”, escolha que a obrigou a fazer sacrifícios e a abdicar de parte da sua infância e adolescência. Contudo, nunca se arrependeu de seguir a sua vocação, nem mesmo quando fraturou costelas e as dores não a deixaram montar.
Casada há oito anos com o equitador Orlando Vicente, a cavaleira também tem sonhos por realizar fora da arena. Ser mãe é seguramente o maior de todos, um desejo que não quer adiar por muito mais tempo, como contou à CARAS dias antes de participar numa corrida no Campo Pequeno, agendada para 2 de agosto.


– Acaba de celebrar 18 anos de alternativa, mas os cavalos já fazem parte da sua vida há 30. Esta arte sempre foi a sua grande paixão?
Ana Batista – Sim. No início foi um bocadinho difícil, porque tive de prescindir de muitas coisas. Comecei a montar na Herdade da Torrinha, com o mestre David Ribeiro Telles. Ele ligava para o meu pai a perguntar se naquele dia podia ir treinar e eu tinha de abdicar das brincadeiras com os meus amigos porque era uma honra enorme ter uma aula com o mestre. O meu pai achava que era uma brincadeira, mas incutiu-me sempre a responsabilidade de treinar e de dar o meu melhor. Fiz muitos sacrifícios para ser cavaleira. Contudo, aqueles 15 minutos na arena valiam por todas as vezes que tive de fazer os trabalhos de casa no carro ou sair mais cedo da discoteca.

Leia esta entrevista na íntegra na edição 1199 da revista CARAS.
Assinatura Digital
Apple Store
Google Play

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras