Nas Bancas

Aretha Franklin: as imagens de uma vida dedicada à música

A rainha da soul morreu esta quinta-feira, dia 16, aos 76 anos.

CARAS
16 de agosto de 2018, 16:06

Aretha Franklin morreu aos 76 anos esta quinta-feira, dia 16, após uma batalha de oito anos contra um cancro no pâncreas. A informação foi confirmada por um representante da rainha da soul à agência de notícias Associated Press.

Nascida a 25 de março de 1942 no Tennessee, EUA, Aretha Louise Franklin gravou o seu primeiro disco aos 14 anos. Em adolescente tornou-se estrela de coro gospel, sendo que rapidamente revelou-se um dos nomes mais influente do R&B e soul, inspirando-se sempre no jazz e nos coros de igreja.

Alcançou o estrelato com "Respect", em 1967, música que chegou aos principais tops musicais dos EUA. Destacam-se ainda temas como "(You Make Me Feel Like) A Natural Woman", de1968, "Day Dreaming", de 1972, "Jump to It", de 982, "Freeway of Love", de 1985, e "A Rose Is Still A Rose", de 1998.

Em 1987 tornou-se na primeira mulher a entrar para a Hall of Fame do Rock and Roll. Conquistou 18 prémios Grammy, no qual se destaca um pela obra que construiu ao longo da sua vida.

Em 2005 recebeu de George W. Bush a Medalha Presidencial da Liberdade, condecoração maior para um civil norte-americano. Já em 2009 cantou durante a tomada de posse de Barack Obama. Deu o derradeiro concerto em agosto de 2017 em Filadélfia, mas avisou que ia continuar a trabalhar em estúdio. Em novembro de 2017 marcou presença no 25º aniversário da Fundação de Elton John, sendo este o seu último evento público. Também neste mês lançou o seu último álbum, A Brand New Me.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras