Nas Bancas

Eunice Muñoz assinala hoje o seu 90.º aniversário

A vida da atriz está marcada pela sua dedicação à representação no teatro, cinema e televisão.

CARAS
30 de julho de 2018, 14:42

Eunice Muñoz assinala esta segunda-feira, 30 de julho, o seu 90.º aniversário, marcado por uma vida plena, dedicada à representação nas suas mais diversas formas, do teatro ao cinema, não esquecendo a televisão.

A atriz nasceu em 1928 numa família de atores e estreou-se com apenas 13 anos na peça Vendaval, o que lhe valeu a integração na Companhia Rey Colaço/Robles Monteiro. Ao longo da sua carreira trabalhou com nomes importantes do teatro português como Vasco Santana, Igrejas Caeiro, Raúl Solnado, João Perry, Lurdes Norberto, Palmira Bastos, Ruy de Carvalho e Mirita Casimiro.

Frequentou a Escola de Teatro do Conservatório Nacional, que concluiu com 18 valores. Em 1946 estreou-se no cinema com o filme Camões, de Leitão de Barros, interpretação com a qual venceu o prémio do Secretariado Nacional de Informação, para a melhor atriz cinematográfica do ano.

Atuou em inúmeros palcos de teatro portugueses, de entre os quais o Teatro da Trindade, o Teatro Avenida, o Teatro Alegre, o Teatro Monumental, o Teatro Variedades, o Teatro Villaret, o Teatro Variedades, o Teatro Experimental de Cascais, o Teatro São Luíz, o Teatro Politeama, o Teatro D. Maria II e o Parque Mayer. Em cinema trabalhou com Lauro António em Manhã Submersa e com João Botelho em Tempos Difíceis.

Na televisão surpreendeu em inúmeras telenovelas, sendo o seu projeto mais recente a novela A Impostora, transmitida pela TVI. Para trás ficam A Dama das Camélias, a Morgadinha dos Canaviais, Todo o Tempo do Mundo, Olhos de Água, Sonhos Traídos, Equador e Mar de Paixão, entre tantas outras.

Ao longo da sua vida foi ainda premiada com a Oficial da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada, o grau de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, o Grande-Oficial da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada e agraciada com o Globo de Ouro de Mérito e Excelência.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras