Nas Bancas

Germano de Sousa com os filhos, José e Maria José

Germano de Sousa com os filhos, José e Maria José

Luís Coelho

Germano de Sousa: "Sinto-me muito orgulhoso por ter os meus 'meninos' comigo"

É junto dos filhos, José e Maria José, que o antigo Bastonário da Ordem dos Médicos segue o seu percurso.

Andreia Cardinali
1 de julho de 2018, 14:00

Quando o Professor José Germano de Sousa, de 75 anos, abriu o seu primeiro laboratório de análises, estava longe de imaginar que, mais de 40 anos depois, a sua “marca” estaria espalhada por todo o país. Para isso muito têm contribuído os seus dois filhos, José, de 45 anos, e Maria José, de 48, que têm a mesma paixão que o pai pela medicina e pretendem dar continuidade ao seu trabalho.
Foi no Centro de Medicina Laboratorial Germano de Sousa, em Lisboa, que conversámos com os três sobre a forma como gerem a relação pessoal e profissional e sobre o orgulho que assumidamente têm uns pelos outros.

– Para o professor, enquanto pai, deve ser um orgulho ver os seus filhos seguirem o seu caminho...
José Germano de Sousa – Sinto um orgulho enorme. Eles são ambos patologistas clínicos e estão comigo nesta batalha de levar isto para a frente. Sem eles não conseguiria ter transformado o meu pequeno laboratório médico no que tenho hoje. Eles são extraordinários. Em 2003, os laboratórios portugueses estavam todos a ser comprados por estrangeiros. Eu, na altura, era Bastonário da Ordem dos Médicos e também me fizeram uma proposta para a compra do meu laboratório, mas achei que não devia. Chamei-os, eles eram ainda jovens médicos acabados de sair da faculdade, e perguntei-lhes o que queriam que eu fizesse, e eles disseram-me para avançarmos todos juntos. Foram momentos difíceis, tivemos de apertar o cinto, passámos muitas dificuldades, mas a pouco e pouco fomos crescendo, mantendo a qualidade habitual. Hoje somos três e funcionamos muito bem em conjunto, e estamos juntos de manhã à noite. Sinto-me muito orgulhoso por ter os meus ‘meninos’ comigo.

Leia este artigo na íntegra na edição 1193 da revista CARAS.
Assinatura Digital
Apple Store
Google Play

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras