Nas Bancas

Júlio Pomar

Júlio Pomar

Alfredo Rocha

Morreu Júlio Pomar

O artista plástico tinha 92 anos.

CARAS
22 de maio de 2018, 19:36

Morreu esta terça-feira o pintor e artista plástico português Júlio Pomar aos 92 anos. Encontrava-se internado no Hospital da Luz devido a complicações do seu estado de saúde.

Nascido a 10 de janeiro de 1926 na cidade de Lisboa, encontrou desde cedo na expressão artistica, em particular, o desenho, o seu refúgio do mundo que teimava em colidir com a sua timidez e introversão. O gosto pelo desenho levou-o a estudar na Escola António Arroio, em Lisboa, e por lá conheceu outros nomes que se tornariam cruciais, à semelhança do seu próprio nome, para contar a história das artes do século XX, como Mário Cesariny e Cruzeiro Seixas.

Passou ainda pela Escola de Belas-Artes de Lisboa e do Porto. Em 1963 mudou-se para Paris e só cerca de 20 anos mais tarde voltou para Lisboa, momento a partir do qual passou a dividir os seus dias entre uma e outra cidades em virtude de compromissos profissionais. A sua obra compreende uma grande amplitude de estilos e abordagens artísticas, nas quais se reconhece o abstracionismo, o expressionismo e o neorrealismo sob as mais diversas plataformas: pintura, desenho, gravura, escultura, ilustração, cerâmica, tapeçaria, assemblage e vidro, entre outras. Nela se revê também a ação antifascista que marcou os seus primeiros anos de carreira.

Foi condecorado com a Ordem do Mérito em 1989 e a da Liberdade em 2004, recebeu prémios de pintura e gravura da Fundação Calouste Gulbenkian e tornou-se doutor honoris causa pela Universidade de Lisboa em 2013. Nesse mesmo ano criou um atelier-museu ao qual atribuiu o seu próprio nome e onde se encontram cerca de 400 obras, doadas pelo próprio à Fundação Júlio Pomar nas mais diversas expressões: cerâmica, pintura, escultura, gravura, entre outras.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras