Nas Bancas

GettyImages-927302318.jpg

Kevin Winter

Óscares 2018: Rachel Shenton faz discurso de agradecimento em linguagem gestual

A atriz venceu o Óscar de melhor curta-metragem em 'live action'.

CARAS
5 de março de 2018, 17:44

Rachel Shenton, atriz de 30 anos, tem sido o centro das atenções, após o discurso original e louvável na cerimónia dos Óscares.

A atriz britânica ganhou o prémio de melhor curta-metragem em live action e o seu agradecimento foi feito em linguagem gestual, tal como havia prometido a Maisie Sly, atriz surda de seis anos, com quem atuou em The Silent Child.

A curta-metragem conta a história de uma criança que aprende a falar através de gestos com uma assistente social.

"O nosso filme fala acerca de uma criança surda, nascida num mundo de silêncio. Não é exagerado nem sensacionalista. É o que acontece. Milhares de crianças pelo mundo vivem no silêncio e enfrentam barreiras de comunicação e, sobretudo, de educação", discursou Shenton, que escreveu e atuou no filme.

"A surdez é uma deficiência silenciosa. Não a conseguimos ver e não coloca a vida da pessoa em risco. Posto isto, quero agradecer à Academia por nos permitir colocá-la desta forma perante uma enorme audiência", acrescentou.

A atriz subiu ao palco com o noivo e também diretor da obra, Chris Overton, de 28 anos. "Aquilo que tornou este projeto verdadeiramente autêntico foi o teu árduo trabalho nos últimos 12 anos", disse Overton, acerca da noiva.

Rachel é uma intérprete qualificada de linguagem gestual e ainda embaixadora de Sociedade Nacional de Crianças Surdas, atividades em que envolveu após o seu pai ter ficado profundamente surdo devido à quimioterapia a que havia sido submetido.

A acompanhar Rachel e Chris na passadeira vermelha, esteve a própria Maisie Sly. Os pais da pequena atriz, também surdos, terão respondido a um anúncio no Facebook, que pedia referências de crianças surdas que falassem inteiramente por linguagem gestual. Depois, Maisie foi à audição e acabou por ficar com o papel.

Após o discurso de Rachel Shenton, vários têm sido os comentários positivos pelas redes sociais, louvando a mensagem de aceitação e inclusão inerentes.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras