Nas Bancas

GettyImages-927325044.jpg

Kevin Winter

Frances McDormand faz discurso 'explosivo' nos Óscares 

A atriz pediu que todos se levantassem em nome da diversidade.

CARAS
5 de março de 2018, 18:13

Frances McDormand fez um discurso emotivo na 90ª edição dos prémios da Academia. Vencedora do Óscar de Melhor Atriz, falou sobre o filme Três Cartazes à Beira da Estrada, do cineasta Martin McDonagh e abordou a inclusão das mulheres na indústria cinematográfica. Levando a audiência, que assistia no Dolby Theatre, ao rubro, Frances pediu aos 'poderosos' da indústria cinematográfica que valorizassem o talento feminino. "Todas nós temos histórias para contar e projetos que precisamos de financiar", disse. "Não nos falem sobre isso nas festas de hoje à noite. Convide-nos para o seu escritório, ou venha ao nosso, e nós lhes diremos tudo sobre eles."

Mas Frances deixou o público e os fãs com dúvidas, quando introduziu o conceito “Inclusion Rider - Cláusula de Inclusão” no final do seu discurso. De que estava a falar?

Para contextualizar o discurso da atriz, a fundadora da iniciativa Inclusion Rider, Stacy Smith explicou ao The Guardian como a Cláusula de Inclusão pode ser útil para promover a diversidade na indústria. A ideia é que possa estar nos contratos da equipa que trabalha num filme, de modo a que esta atinja um certo nível de equidade.

A responsável acredita que garantirá uma representatividade da população, visto que existiria uma inclusão de mulheres, pessoas de diferentes etnias, LGBT e portadores de deficiência. Se o filme não cumprir com os requisitos, o distribuidor “terá que pagar uma multa a organizações que apoiem as mulheres e outros grupos sub-representados”.

Smith revelou ao jornal britânico que foi uma surpresa que McDormand fizesse um discurso na noite mais importante do cinema, em que nomeasse o seu trabalho. São vários os atores que já demonstraram o seu apoio à atriz através das redes sociais.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras