Nas Bancas

Trump pede um Van Gogh, mas recebe uma sanita

Donald e Melania Trump pediram um quadro de Van Gogh para colocar na Casa Branca. Em vez disso ofereceram-lhes uma sanita.

CARAS
27 de janeiro de 2018, 12:54

O Presidente dos Estados Unidos e a sua mulher pediram emprestado ao museu Guggenheim um quadro de Van Gogh intitulado Paisagem com Neve, para o colocarem nos seus aposentos, mas o pedido foi negado.

Nancy Spector, curadora do museu, situado em Nova Iorque, é conhecida por ser uma firme opositora às políticas de Trump, e respondeu por e-mail à Casa Branca, dizendo que esse empréstimo não poderia ser concedido. No entanto, ao invés do quadro, que retrata uma paisagem onde se pode ver um homem a passear com o seu cão, Donald Trump poderia levar uma sanita em ouro de 18 quilates, obra do artista italiano Maurizio Cattelan.

Esta peça, à qual foi atribuído o título América, está avaliada em mais de um milhão de dólares (cerca de 800 mil euros) e simboliza uma crítica do autor italiano à avareza norte-americana.

"Temos a esperança de que esta oferta especial seja do vosso interesse", afirmou ainda a curadora no mesmo e-mail, referindo ainda que a sanita "poderia ser um empréstimo a longo prazo."

Em relação à pintura, o museu desculpou-se dizendo que o quadro integra uma coleção que está proibida de ser emprestada, segundo revela o Washington Post.

É comum os museus emprestarem peças de arte aos presidentes norte-americanos. Recorde-se que o Presidente Kennedy teve em sua posse uma pintura de Eugene Delacroix, enquanto o casal Obama escolheu uma obra de Mark Rothko.

A Casa Branca ainda não fez comentários sobre este tema.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras