Nas Bancas

Salvador Sobral: O português que conquistou a Europa celebra 28 anos

O artista ganhou o reconhecimento do grande público ao vencer o Festival da Eurovisão 2017, em Kiev, Ucrânia. Encheu várias salas de espetáculos pelo país fora e deixou a Europa a seus pés.

CARAS
28 de dezembro de 2017, 15:28

Salvador Sobral, que se tornou um nome incontornável da música portuguesa, após ter vencido o festival da Eurovisão 2017, completa, esta quinta-feira, 28 de dezembro, 28 anos. O cantor, que se encontra neste momento internado no hospital de Santa Cruz, em Carnaxide, a recuperar de um transplante de coração, conquistou os portugueses e o resto da Europa ao interpretar o tema Amar Pelos Dois, escrito e composto pela irmã, Luísa Sobral. Contudo, o gosto pela música não é de agora. Salvador habituou-se desde criança a ouvir grandes nomes da música, como Stevie Wonder e Rui Veloso, e com apenas doze anos, participou no concurso de talentos da SIC, Bravo Bravíssimo. Em 2009, voltou a mostrar o seu talento, mas desta vez no programa, Ídolos, também da SIC. Na altura, o artista era um dos concorrentes mais acarinhados pelo público e alcançou o sétimo lugar no concurso.

Após ter participado no talent show, o artista deixou a música de lado durante uns tempos. Foi em 2011, enquanto fazia Erasmus em Palma de Maiorca, Espanha, que voltou a cantar. O artista atuava em bares, restaurantes e hotéis e foi aí que decidiu abandonar Palma de Maiorca e ingressar na prestigiada escola de música Taller de Músics, em Barcelona. Entretanto regressou a Portugal, em 2016, e lançou o seu primeiro disco, Excuse Me, mas foi no ano seguinte que Salvador Sobral recebeu o verdadeiro do reconhecimento do grande público. O artista venceu o Festival da Eurovisão e deixou a Europa a seus pés, sendo também conhecido nas redes sociais como adorable Salvador (adorável Salvador em português).

Depois de ter vencido a Eurovisão, Salvador Sobral tornou-se um verdadeiro fenómeno. Encheu várias salas de espetáculos pelo país fora e rapidamente os seus CD´s esgotaram. Contudo, devido a uma insuficiência cardíaca grave, o artista viu-se obrigado a fazer uma pausa na carreira para se submeter a um transplante de coração. O seu último concerto foi nos jardins do Casino Estoril, um espetáculo que reuniu centenas de pessoas e que ficou marcado pela emoção. Entretanto, a 8 de dezembro, após estar vários meses à espera de um órgão compatível, Salvador Sobral recebeu um transplante de coração. E, já durante esta semana, deixou a unidade de cuidados intensivos, do hospital onde foi operado, sendo transferido para a unidade de cuidados intermédios.

Para além da melhora do seu estado de saúde, Salvador Sobral teve ainda outros motivos para sorrir. Recentemente, o artista e a irmã, Luísa Sobral, foram distinguidos como figuras do ano pela Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal (AIEP) e, em novembro, recebeu um prémio internacional. O vencedor do Festival da Eurovisão 2017 foi reconhecido pelos European Border Breakers Awards. Um galardão que premeia anualmente dez artistas e bandas emergentes que obtiveram sucesso internacional com o lançamento do primeiro disco, tendo sido já entregue a nomes como Adele e Mariza e a bandas como The Script, Amor Electro e Buraka Som Sistema. Para já resta-nos esperar que Salvador recupere para o podermos ver a brilhar novamente nos palcos.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras