Nas Bancas

Inspirações da Bolívia enchem de cores o Palácio Nacional da Ajuda

A artista boliviana Sonia Falcone traz a cor, os cheiros e as paisagens da Bolívia para Lisboa, mais concretamente para o Palácio Nacional da Ajuda. “Campos de Vida” combina elementos da História de Portugal com a arte contemporânea latino-americana.

Marta Mesquita
28 de setembro de 2017, 16:00

Foi com a própria Sonia Falcone que Luís Filipe de Castro Mendes, ministro da Cultura, ficou a conhecer a exposição Campos de Vida, patente no Palácio Nacional da Ajuda. Entre instalações coloridas que trazem os aromas das especiarias para o ambiente palaciano e um coração em holograma que paira, a criatividade e a profundidade artística são traços comuns a todas as obras. Feliz por poder “decorar” este palácio com as suas inspirações, a artista plástica boliviana explicou como conseguiu criar uma harmonia entre uma obra arquitetónica setecentista e instalações coloridas e extravagantes: “Este palácio passou a ser a minha casa. Quis criar um diálogo entre o meu trabalho e cada sala do palácio. Temos a paisagem da Bolívia, as cores... Tenho uma profunda relação com Deus. Para mim, Ele é o maior artista e basta vermos o que criou com a natureza. Também eu me inspiro na Sua obra e tenho muitos elementos naturais. Além disso, inspiro-me na vida do dia a dia. Gosto de andar na rua e de estar com as pessoas. O meu trabalho é fácil de perceber. Não é pretensioso. Vem da terra, da Criação e da natureza. Esta é a maior exposição da minha carreira e estou muito feliz com o resultado.”
Impressionado com a obra da artista, Luís Filipe de Castro Mendes elogiou a exposição: “É um trabalho que expressa um diálogo muito interessante entre a nossa cultura e a da América Latina. Tem uma excelente curadoria e isso vê-se no enquadramento entre as obras da artista e o próprio palácio. É uma proposta artística atual e muito interessante.”
Esta exposição pode ser visitada até 31 de dezembro.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras