Nas Bancas

Rui Unas e o filho André partilham as emoções da estreia no “surf”

Rui e André foram convidados para dar a cara pela campanha “Vagos, Onde o Surf Começa”, promovida pela Câmara de Vagos, que pretende chamar a atenção para a zona enquanto local ideal para a prática do “surf” e excelente para quem quer iniciar-se nesta modalidade.

Joana Brandão
4 de setembro de 2017, 16:00

F oi lado a lado com o filho mais velho, André, de dez anos, que Rui Unas se estreou no surf. A proeza aconteceu na praia da Vagueira, na região de Aveiro, onde, a convite da autarquia local, o ator, apresentador e produtor e o filho gravaram um filme para a campanha institucional Vagos, Onde o Surf Começa. “Disseram-me que esta era a melhor praia do mundo e eu vim. E, pelo que vi este fim de semana, se não é a melhor, está lá muito perto. A praia da Vagueira é bastante familiar e tem condições ideais para quem se quer iniciar na prática do surf, como foi o nosso caso”, contou Rui à CARAS, realçando ainda que “as pessoas têm uma energia muito própria, são super simpáticas. Vagos é um paraíso que merece ser descoberto pelos portugueses”.
Enquanto Rui e André se aventuravam com a prancha no mar, a mulher do ator, Ana, e o filho mais novo, Rafael, de seis anos, acompanhavam tudo no areal. Mostrando ter uma relação próxima e muito descontraída com os filhos, o ator assumiu ter a maior das admirações pelos dois. “Eles têm muito sentido de humor, cada um ao seu jeito. Rio-me sempre com eles, são as pessoas que mais me fazem rir. E não têm vergonha, nem medo do ridículo. Acho que isso é muito importante para a formação do caráter. Sou fã deles!”
Sobre a sua forma de viver a paternidade, o apresentador diz que tem mudado com o passar dos anos. “Ninguém nasce preparado para ser pai e, se calhar, no início tinha uma atitude mais rígida. Mas percebi que estava errado. O ideal é sermos descontraídos, não tão rigorosos, tendo sempre presentes os princípios da boa educação. O importante é que eles sejam felizes. Quero contribuir para a formação dos meus filhos mais pelo exemplo e não tanto pelas lições”, afirma.
Cuidadoso com a alimentação e adepto de desporto, aos 43 anos Rui está em plena forma. O que em boa parte se deve ao facto de ter despertado para “as coisas do bem-estar e da saúde” e redescoberto “o prazer de fazer coisas novas”: “Nunca tinha experimentado fazer surf e decidi arriscar. Acima de tudo, porque quero ter tempo de qualidade com os meus filhos e o surf é algo que podemos fazer juntos. É importante que os pais se envolvam nas atividades dos filhos.”
Terminadas as gravações da novela da SIC Amor Maior, Rui está em férias da televisão, pelo que tem podido dedicar-se mais ao seu canal digital, a que deu o nome Mundo Beleza, a partir de uma música do cantor brasileiro Raul Seixas. “Gosto muito de fazer as entrevistas e ser 100 por cento responsável por este canal. Se há 20 anos me dissessem que ia poder fazer o que gosto, da forma como quero, sem constrangimentos, com absoluta liberdade e diretamente para o público, não acreditaria. Sinto-me um pioneiro, estou a abrir caminho para que outros profissionais da comunicação possam ter o seu próprio canal. É um caminho que se está a iniciar, mas estou muito satisfeito com o retorno que tenho tido junto do público mais jovem”, refere.
Com mais de 20 anos de carreira, Rui é de opinião que “a televisão está muito formatada e não tem grande espaço para coisas novas e arriscadas”. Para trás ficaram, entretanto, os anos em que fez produção de programas na RTP e na SIC Radical. “Hoje é mais difícil manter um projeto, porque está sempre dependente das audiências. Felizmente, encontrei a liberdade de que preciso no digital”, adianta, mostrando-se, no entanto, disponível para novos desafios na ficção. Afinal, opina, “a novela continua a ser o formato nobre da televisão.”

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras