Nas Bancas

mw-680.jpg

Morreu Henrique Medina Carreira

O antigo ministro das Finanças morreu hoje num hospital em Lisboa

Lusa e Visão
3 de julho de 2017, 22:35

O antigo ministro das Finanças do I Governo Constitucional, Henrique Medina Carreira, morreu hoje num hospital em Lisboa, aos 85 anos, disse à Lusa fonte ligada à família. Segundo a mesma fonte, Medina Carreira, morreu no hospital onde se encontrava internado há cerca de um mês.
Advogado, fiscalista e antigo ministro das Finanças, Henrique Medina Carreira nasceu em Bissau, a 14 de dezembro de 1931. Licenciou-se em Direito em 1962, na Universidade de Lisboa.
No plano político, exerceu o cargo de subsecretário de Estado do Orçamento, durante o VI Governo Provisório o qual deixou de exercer para assumir, logo de seguida, as funções de ministro das Finanças do I Governo Constitucional (1976-1978). Foi nessa condição que negociou com o FMI um empréstimo no valor de 750 milhões de dólares.
Em 1978 abandonou o PS, por divergências quanto à política económica adoptada pelo partido no poder, vindo a aproximar-se do PSD. Em 2006 apoiou publicamente a candidatura de Aníbal Cavaco Silva à Presidência da República.
Nos últimos tempos, um feroz crítico da política financeira governamental. Além da política, dedicou a carreira à advocacia e ao ensino universitário. Foi também comentador SIC, nomeadamente no programa "Plano Inclinado", transmitido pela SIC Notícias entre 2009 e 2011.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras