Nas Bancas

Ana Pinho traz Serralves a Lisboa: “Estamos muito contentes com esta exposição”

Muitos foram os convidados que estiveram na inauguração da exposição ‘Olhar do Artista: Obras da Coleção de Serralves’, numa parceria entre a Câmara Municipal de Lisboa e a Fundação de Serralves.

Andreia Cardinali
18 de junho de 2017, 16:00

Não é a primeira vez que a Fundação de Serralves expõe em Lisboa, mas é a primeira vez que o faz com uma exposição desta importância, em que 20 artistas nacionais e internacionais escolheram obras dos seus pares. O resultado chama-se Olhar do Artista: Obras da Coleção de Serralves e deixou a presidente da Fundação, Ana Pinho, muito orgulhosa: “Há 11 anos que não vínhamos a Lisboa com uma exposição como esta. Esta exposição foi feita em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, pensada em especial para este espaço [o Torreão Nascente da Cordoaria Nacional] e estamos muito contentes com o resultado final. Penso que o conceito curatorial da exposição é muito interessante. Achei a ideia fantástica e esta é uma forma diferente de olhar a coleção de Serralves e ampliar a visão sobre a mesma. Acho muito interessante a ideia de termos selecionado 20 artistas presentes na nossa coleção e pedir a cada um deles para escolher outro.”
Com uma vida intimamente ligada a Serralves, já que o seu pai foi um dos fundadores, Ana deixou a economia para abraçar pro bono este desafio, em janeiro do ano passado. “Sou muito dedicada, trabalho a tempo inteiro e sempre que é preciso. Faço-o porque gosto e acho que esta é uma instituição extraordinária, com recursos muito limitados, mas pela qual vale a pena lutar. Tenho muitas memórias de Serralves, ainda na altura em que se estava a pensar fazê-la”, explicou.
Com um sorriso tímido e alguma relutância em expor a sua vida privada, a gestora contou que este seu amor a Serralves lhe ‘rouba’ parte do seu tempo familiar: “Claro que o tempo para a família é afetado, mas todos reagem bem, estão habituados. Tenho o apoio de todos eles, em especial do meu marido [Nuno Macedo Silva], para conseguir fazer isto. Estando a trabalhar desta forma tem ele de assumir outras partes que eu não posso.”
Terminada a visita aos jornalistas, que proporcionou esta conversa com a presidente do Conselho de Administração da Fundação, foi a vez das portas se abrirem para os convidados, que não pouparam elogios ao que viram. “Gostei muito, acho que este é um apontamento interessante da exposição de Serralves. Gosto muito de arte contemporânea e aqui está um conjunto de peças fantásticas”, analisou Simonetta Luz Afonso.
Fernando Medina, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, estava muito satisfeito com esta parceria: “Este é um dia muito importante para nós e temos um grande gosto em ter feito este projeto em conjunto com a Fundação de Serralves. Foi um desafio que aceitámos de imediato.”

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras