Nas Bancas

Filhos e netos recordam Rosa Lobato de Faria no dia em que faria 85 anos

A família e os amigos da escritora fizeram questão de a homenagear no dia do seu aniversário. Entre poemas declamados por Vítor de Sousa e músicas –, ambos de sua autoria – cantadas pelos netos, Rosinha, como era tratada por todos, foi relembrada com muita emoção.

Andreia Cardinali
14 de maio de 2017, 14:00

Sete anos após a sua morte, e na data em que celebraria o seu 85.º aniversário, no dia 20 de abril, Rosa Lobato de Faria foi recordada com muita emoção pelos filhos, João e Teresa Sacchetti, Bi Rebelo de Sousa e Nuno Franco, e por quatro dos seus 11 netos, Carmo, Pedro, Concha e Mafalda Sacchetti.
A noite começou com o professor Eugénio Lisboa a falar da vida e obra da autora, passou pela leitura dos seus poemas pelo ator Vítor de Sousa e terminou com dois dos seus netos, Pedro e Concha Sacchetti, a interpretarem algumas das canções cujas letras escreveu.
Mafalda Sacchetti leu uma carta, já que confessou que desde a morte da sua avó não conseguiu voltar a cantar ‘para ela’: “Decidi escrever uma carta porque não consigo cantar para a minha avó em público. O tema Chamar a Música foi feito para mim, outro, Podia Acabar o Mundo, foi feito ao meu lado... Não dá. Nós tínhamos uma cumplicidade muito grande a nível musical e não consigo mesmo.” No final, e em lágrimas, referiu que com a morte da avó sentiu que perdeu a sua alma gémea e contou que mata saudades da avó “pondo-a em prática todos os dias”, que é como quem diz, cumprindo o seu legado. E acrescenta, um pouco mais animada: “Tenho uma vantagem: uma filha muito parecida com ela, com o seu olhar.”
Bi Rebelo de Sousa, filha de Rosa, também não conteve a emoção. “Foi uma noite maravilhosa, de um aniversário muito bem festejado. Foi como a minha mãe teria gostado.”

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras