Nas Bancas

Biografia de Jorge Sampaio reúne dezenas de personalidades na Fundação Gulbenkian

O Anfiteatro 2 da Fundação Calouste Gulbenkian foi pequeno para tantos amigos e admiradores que quiseram estar presentes no lançamento do segundo e último volume da biografia de Jorge Sampaio, escrita pelo jornalista do “Expresso” José Pedro Castanheira.

Andreia Cardinali
23 de abril de 2017, 16:00

Inúmeras personalidades, em especial da política, juntaram-se na Fundação Calouste Gulbenkian para assistir ao lançamento do segundo volume da bio­grafia de Jorge Sampaio. Quatro anos depois da apresentação do primeiro volume de Jorge Sampaio – Uma Biografia, o livro dedicado à época em que foi Presidente da República encerra o trabalho de mais de uma década do jornalista José Pedro Castanheira. “Este não é um livro de memórias nem uma autobiografia, é uma biografia política e acredito que seja uma obra única em Portugal. Foi Jorge Sampaio quem tomou a iniciativa de me convidar, em 2006, e na altura fiquei surpreendido e até orgulhoso. Aceitei com duas condições: completa liberdade na investigação e independência na escrita, o que me foi garantido e respeitado ao longo de todo o trabalho”, contou o autor.
Satisfeito e até emocionado por ver a sua vida retratada, Jorge Sampaio quis mostrar o seu apreço perante a presença de tantos amigos: “Tenho a patine de quem chora por tudo e por nada e hoje não prometo que não o faça [risos]. Fico muito comovido e grato com a presença de todos, que me demonstra, acima de tudo, uma grande manifestação de solidariedade, estima e amizade. Estou muito feliz.”
A apresentação concretizou-se na forma de uma conversa entre António Costa, Ana Nunes de Almeida, Elisa Ferreira, Luís Marques Mendes e o biografado, moderada por António José Teixeira. “Apresentei o primeiro volume e teria de o fazer também neste. Não estou aqui na qualidade de primeiro-ministro, mas sim, em primeiro lugar, como amigo do biografado e depois do biógrafo. Este livro demonstra bem aquilo que é Jorge Sampaio, um homem amável, educado e muito civilizado.”

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras