Nas Bancas

Obras de Philippe Parreno seduzem sociedade portuense em Serralves

Esta exposição é parte de uma combinação contínua de trabalhos em que a própria exposição constitui o trabalho”, explica a diretora do museu.

CARAS
24 de fevereiro de 2017, 17:00

Pela primeira vez em Portugal, o artista francês Philippe Parreno estreia-se no Museu de Arte Contemporânea de Serralves com A Time Coloured Space. Comissariada por Suzanne Cotter, a mostra ocupa as treze salas do museu, estendendo-se pelos dois pisos até ao auditório. “A obra artística de Philippe Parreno engloba todos os tipos de meios, da escultura e do desenho ao filme e à animação de luz gerada por algoritmos matemáticos. No contexto da sua obra artística abrangente, o conceito de exposição assume um lugar central, entendida não como uma coleção de objetos individuais, mas sim como uma obra de arte em si mesma. É o que acontece em Serralves com A Time Coloured Space. Esta exposição é parte de uma combinação contínua de trabalhos em que a própria exposição constitui o trabalho”, explica a diretora do museu.
Nascido na Argélia e naturalizado francês, Parreno vive e trabalha em Paris e tem obras nos mais importantes museus e instituições internacionais. Dois anos depois do primeiro convite que lhe foi endereçado por Suzanne Cotter, chegou finalmente a Portugal, também seduzido pela arquitetura de Serralves, da autoria de Siza Vieira, que proporciona “toda uma experiência arquitetural, espacial e temporal”, sublinhou o artista na ocasião. Entre as obras expostas, destacam-se os Speech Bubbles, balões de hélio com o formato dos balões de diálogo dos desenhos animados que se colam ao teto de Serralves, assim como Fraught Times: For Eleven Months of the Year it’s an Artwork and then December it’s Christmas, uma série de esculturas em alumínio, moldadas como árvores de Natal e cobertas de neve.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras