Nas Bancas

Familiares e amigos preocupados com fragilidade da saúde de Mário Soares

Apesar de ligeiras melhorias, o estado de saúde do antigo Presidente da República permanece muito debilitado. Pelo Hospital da Cruz Vermelha de Lisboa, onde está internado, têm passado personalidades de vários quadrantes da vida portuguesa.

CARAS
21 de dezembro de 2016, 16:44

Internado no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa, desde a madrugada do passado dia 13, Mário Soares mostrava, na última segunda-feira, dia de fecho desta edição, algumas melhoras. “O estado de saúde mantém-se estacionário e com parâmetros normais. Continua a registar-se uma ligeira e progressiva melhoria do estado de consciência, já reconhecendo onde está internado e interagindo relativamente à sua situação”, informou o porta-voz do Hospital da Cruz Vermelha, José Barata.
Apesar desses ligeiros sinais de recuperação, o antigo Presidente da República, que fez 92 anos no passado dia 7, deverá continuar internado, dada a fragilidade do seu estado de saúde. “A família está muito preocupada há muitos anos, desde o pós-encefalite. O facto de ter perdido a mulher, uma companheira de uma vida, tudo isso tem levado o tio Mário a estar diferente”, referiu Eduardo Barroso, sobrinho de Soares, adiantando: “São 92 anos de um homem que já estava fragilizado, e que ficou muito mais depois da encefalite e ainda mais depois de ter perdido a sua mulher e, portanto, qualquer soprozinho de uma complicação pode ser mais grave no seu caso.” Há cerca de um mês e meio que o estado de saúde de Mário Soares se tinha agravado consideravelmente, tendo perdido não só a capacidade de se movimentar como de reconhecer quem o visitava.
“Este homem extraordinário trouxe o país à liberdade, um político espantoso, um homem de um coração de ouro, um homem que adoro e de quem sou amiga há 40 anos”, disse Lurdes Norberto, uma das várias personalidades que têm passado pelo Hospital da Cruz Vermelha nos últimos dias. Foi nesta instituição de saúde que ficou registada a última aparição pública de Mário Soares quando, a 28 de setembro, assistiu a uma homenagem a Maria Barroso, que ali morreu a 7 de julho do ano passado.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras