Nas Bancas

Nicolau Breyner condecorado a título póstumo por Marcelo Rebelo de Sousa

Na semifinal dos Emmy Internacionais, em Lisboa.

CARAS
10 de setembro de 2016, 13:33

Marcelo Rebelo de Sousa atribuiu as insígnias de Grande Oficial da Ordem de D. Henrique a Nicolau Breyner, numa homenagem conduzida por Eunice Muñoz durante a semifinal dos Emmy Internacionais, que decorreu esta sexta-feira, 9 de setembro, em Lisboa. A representar o ator que morreu em março último, aos 75 anos, estiveram as suas duas filhas, Mariana e Constança Breyner. "Inspirado pelo bom exemplo do presidente Jorge Sampaio [que condecorou o ator em 2005], quando Nicolau Breyner nos deixou, sem nos deixar - ele está connosco -, entendi que era justo que fosse condecorado por uma vida inteira, pela obra, pela carreira. E esperei pelo momento adequado pela entrega das insígnias. Este é o momento ideal para a entrega das insígnias ganhas ao longo de uma carreira enorme", afirmou o Presidente da República, que era amigo pessoal do ator. Marcelo Rebelo de Sousa enalteceu ainda o “nível excecional da produção televisiva portuguesa”: “Somos os melhores da Europa”.
Durante esta gala foi analisada a evolução da ficção televisiva em Portugal ao longo dos últimos 20 anos, na qual Nicolau Breyner, apelidado de ‘pai da ficção nacional’, teve um papel fundamental. Eunice Muñoz, que o viu subir ao palco pela primeira vez em 1960, lembrou: “É ao Nicolau que devemos muito do que hoje é a ficção. O Nicolau amava a vida e fazia de cada dia um grande dia. Era um soldado da vida, um pilar da ficção nacional e um grande amigo”.
Foram muitas as figuras conhecidas do pequeno ecrã que deram brilho ao evento que decorreu no Pátio da Galé, durante o qual os 20 jurados responsáveis pela votação dos nomeados ao prémio Telenovela nos Emmy Awards deste ano. Os nomeados serão conhecidos no final deste mês e a entrega dos prémios acontecerá em Nova Iorque, Estados Unidos, no dia 21 de novembro.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras