Nas Bancas

camilodeoliveira.jpg

D.R.

Camilo de Oliveira: Uma vida recheada de êxitos

O ator nasceu literalmente nos camarins do teatro. O futuro estava traçado. Acumulou sucessos nos palcos e a popularidade alcançou-a com a televisão.

CARAS
3 de julho de 2016, 15:00

Camilo de Oliveira nasceu em Buarcos, Figueira da Foz, a 23 de julho de 1924, nos camarins do teatro do Grupo Caras Direitas, que pertencia à avó e onde a mãe representava uma peça. Com cinco anos pisou o palco pela primeira vez, mas só dez anos depois é que o fez profissionalmente. Estreou-se no teatro de revista em 1951, com Lisboa é Coisa Boa. Seguiram-se mais sucessos nos palcos que pisou como o ABC e o Variedades no Parque Mayer. Do currículo fazem parte Abaixo as Saias, Alto Lá Com Elas, As Coisas Que Um Padre Faz, Aldeia da Roupa Suja, Isto É Que Vai Uma Crise, Camilo & Filhas. Para a televisão entrou anos mais tarde, em 1979, e a popularidade chegou com Sabadabadu (RTP) dois anos depois. Protagonizou sete séries: Camilo & Filho, Lda, Camilo em Sarilhos e Camilo, o Presidente foram algumas. Na sua longa carreira contracenou com atores como Ivone Silva, Beatriz Costa, Raul Solnado e Vasco Santana.
Camilo de Oliveira, que já tinha deixado a televisão em 2011, decidiu no início de 2015, depois de ter estado internado um mês no Hospital de Cascais, afetado por dois tumores malignos (da próstata e dos intestinos), não voltar a pisar os placos. "Estou com força, mas a fazer tudo com muita calma. (...) Pensei que não ia resistir, foi muito difícil, acho que ninguém consegue imaginar. (...) Já não vou fazer mais nada, não quero. O público merece todo o meu respeito e eu tenho a certeza de que já não darei o mesmo rendimento que dava anteriormente. Nas condições em que estou, entrava, batiam palmas e eu saía... Assim não. Tenho saudades, é certo, mas não vou fazer mais nada."
O humorista foi casado com a atriz Io Appolloni, de quem teve um filho, Camilo Humberto, de 47 anos. Da sua união com Maria Luísa de Medeiros e Câmara teve outro filho, Camilo Luís, de 35 anos. Com Paula Marcelo, 34 anos mais nova, partilhava a vida há mais de duas décadas.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras