Nas Bancas

ALF_Zita Oliveira_230715_Jpeg_0003.jpg

Alfredo Rocha

Ivete Oliveira fez nova cirurgia: “O passado foi abandonado a bem da minha saúde”

Depois de alguns anos livre do cancro, a antiga professora voltou a ser operada no dia 22 de abril, desta vez à outra mama e à tiroide. Em Miami a recuperar, Ivete regressa a Portugal ainda este mês.

CARAS
21 de maio de 2016, 10:00

Nos EUA a recuperar de nova cirurgia à mama e à tiroide, Ivete Oliveira partilha, pela primeira vez, a razão pela qual escolheu ser medicamente acompanhada no MD Anderson Cancer Center, em Houston, no Texas: “Adoeci nova, no auge da minha felicidade. Foi-me detetado um tumor raro, agressivo, sem tratamento específico, de nome carcinoma dúctil invasivo, triplo negativo. Quatro anos depois de ter feito a primeira cirurgia e rádio e quimioterapia, apareceu-me um novo nódulo, mas o meu médico em Portugal desvalorizou a situação. Por minha iniciativa, fiz vários exames que confirmaram: a recidiva, após cinco anos, era de 61 por cento. Fui-me abaixo, fiquei perdida. Valeu-me o apoio da família na busca do melhor hospital do mundo no estudo e cura do cancro.”
Desde então, todos os anos, em dezembro, Ivete viaja para Houston. E há seis meses o resultado dos exames não foi o desejado. “Marcaram-me para fevereiro uma cirurgia à outra mama e à tiroide, mas teve de ser adiada para abril, porque estava muito vulnerável a infeções por causa da quimioterapia”, adianta.
Recém-divorciada de António Oliveira, Ivete diz que “o passado foi abandonado a bem da minha saúde mental e física”. E, em jeito de brincadeira, acrescenta: “Tirando o cancro, não sofro de nada. Tenho que aproveitar bem a vida, viver com dignidade e qualidade o maior tempo possível. A quimio­terapia afeta a autoestima, tem efeitos colaterais muito severos, mas eu escolhi viver.”
Apelando a todas as mulheres para que cuidem de si, a antiga professora desabafa ainda: “Talvez se não estivesse só, tão longe, e num lugar de tanta dor, não desnudasse a minha alma.”

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras