Nas Bancas

Salvador Guedes promove noite de solidariedade no Hotel Ritz

Desde que descobriu, há quatro anos, que sofria de esclerose lateral amiotrófica, o herdeiro da Sogrape tem-se dedicado a organizar eventos de solidariedade para angariar fundos destinados à luta contra esta doença degenerativa rara.

CARAS
25 de fevereiro de 2016, 13:00

Quando, em 2012, lhe foi diag­nosticada esclerose lateral amiotrófica (ELA), Salvador Guedes decidiu não baixar os braços. Desde então, tem lutado todos os dias contra esta doença degenerativa, assim como tem movido mundos e fundos para angariar verbas de apoio à Associação Portuguesa de Esclerose Lateral Amiotrófica (APELA). Para isso, criou o projeto Todos Contra ELA, que começou por promover vários cafés-concerto de norte a sul do país que tiveram uma enorme adesão.
Desta vez, lembrou-se de organizar um leilão de arte contemporânea, que decorreu no Hotel Ritz, em Lisboa, e que foi igualmente um enorme sucesso. Apesar de estar fisicamente bastante debilitado, o ex-administrador da Sogrape foi, segundo a mulher, “a máquina disto tudo”. Tal como se costuma dizer, por detrás de um grande homem está sempre uma grande mulher. Neste caso, Catarina Guedes tem sido os dois braços do marido, numa dedicação incansável. “Com amor, esta doença consegue-se levar mais facilmente. Embora seja uma doença muito cruel, o Salvador tem tido o apoio quer da família quer dos amigos. O meu marido nunca se queixou de nada”, afirmou, emocionada, mas sempre com uma atitude determinada.
Mais uma vez, família, amigos e conhecidos estiveram ao lado de Salvador Guedes e contribuíram para que este evento tenha tido um balanço positivo. Figuras da política, da cultura e do meio empresarial fizeram parte do grupo de mais de 200 convidados que participaram no jantar ao qual se seguiu o leilão de obras de Joana Vasconcelos, Júlio Pomar e Paula Rego, entre outros artistas, que rendeu 360 mil euros a favor da APELA. Apesar de não conhecer pessoalmente o anfitrião, João Soares fez questão de apoiar a iniciativa de Salvador Guedes. “Esta obra é resultado do esforço notável de alguém que está a enfrentar com dignidade uma situação tão delicada”, elogiou o ministro da Cultura.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras