Nas Bancas

António de Almeida Santos

António de Almeida Santos

Paulo Jorge Figueiredo

Morreu António Almeida Santos

O presidente honorário do PS tinha 89 anos.

CARAS
19 de janeiro de 2016, 09:06

António Almeida Santos morreu esta segunda-feira à noite, dia 18, na sua casa em Oeiras, aos 89 anos. De acordo com a agência Lusa, o presidente honorário do Partido Socialista, sentiu-se mal após o jantar e ainda foi assistido na sua residência.
Nas redes sociais, Carlos César, atual presidente do PS, lembrou o fundador do partido. “A Almeida Santos, cuja notícia de falecimento acabo há pouco de receber, devo uma amizade quase paternal. Com Almeida Santos partilhei muitos e importantes momentos durante 40 (!) anos e com ele aprendi tanto. Era paciente, persistente, pedagogo e...tinha quase sempre razão, sem que tivesse que alterar o tom de voz para persuadir. Um grande jurista e um intelectual. Esteve sempre onde e quando foi chamado.
Almeida Santos desempenhou as mais altas funções no Estado e foi Presidente do PS e era agora o nosso Presidente Honorário. E não era Honorário por uma coincidência protocolar qualquer: quisemos que ele soubesse que era o nosso presidente para sempre.”
, escreveu.
O corpo de Almeida Santos estará em câmara ardente na Basílica da Estrela, em Lisboa. Entretanto, Maria de Belém Roseira, candidata a Presidente da República, suspendeu a campanha eleitoral até à realização do funeral.
A sua última aparição pública foi precisamente este domingo, 17 de janeiro, na Figueira da Foz, para apoiar Maria de Belém.
António Almeida Santos nasceu a 15 de fevereiro de 1926, em Cabeça, Seia, e era licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra. Integrou vários governos constitucionais e foi deputado eleito pelo PS desde a I Legislatura, líder do Grupo Parlamentar do Partido Socialista entre 1991 e 1994 e presidente do PS desde 1994.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras