Nas Bancas

António Sala e Sofia Ribeiro

António Sala e Sofia Ribeiro

D.R.

António Sala escreve carta aberta a Sofia Ribeiro: “Somos companheiros de uma mesma luta”

O apresentador quis dar força à atriz, que luta contra um cancro da mama e esta semana divulgou um vídeo onde mostra o momento em que rapou o cabelo.

CARAS
10 de janeiro de 2016, 10:47

António Sala já enfrentou um tumor no cérebro, há 17 anos, e outro no rim, há três. Como tal, e por saber exatamente o que sente uma pessoa que trava uma luta contra o cancro, António Sala resolveu deixar no Facebook uma carta aberta dirigida a Sofia Ribeiro, diagnosticada com cancro da mama em novembro último.
“Olá Sofia.
Nunca tive o gosto de a conhecer pessoalmente. A única vez que nos cruzámos foi em Oeiras e por causa de um amigo comum, o Daniel Oliveira. Saudámo-nos com sorriso e sem palavras.
Já passaram várias semanas e depois disso só tenho sabido de si pelo que tenho visto e lido a respeito do seu problema de saúde.
Senti que lhe podia dar uma pequena ajuda, daí a razão desta carta. Só por isso.
Escrevo-lhe com a legitimidade que advém de ser também um doente oncológico.
Somos companheiros de uma mesma luta.
Sei bem o que são os seus medos. Sei bem o que sente.
Os fantasmas de noites mal dormidas. A espera angustiante do resultado de análises. Os tratamentos anteriores e posteriores às cirurgias.
Os químicos. A radioterapia. As febres. Os vómitos. A debilidade física. As mudanças no nosso visual. A tomada de consciência da nossa fragilidade. De como somos tão finitos. De tudo isso.
Mas, quero acima de tudo, falar-lhe do outro lado desta experiência. E há um lado bom.
Aprendemos a lutar e a saber erguer os braços. O sofrimento acaba por nos tornar mais fortes.
Mais sensíveis. Mais atentos. Mais tolerantes. Mais humanos. Mais preocupados com os outros.
Passamos a dar mais valor ao que realmente merece. A olhar o mundo e as pessoas com olhos mais nítidos e mais doces. Relativizando os obstáculos e problemas. Valorizando as coisas boas. Descobrindo os bens maiores da família, dos amigos, da saúde e da paz.
Depois destas tormentas, ficamos e sabemos apreciar como ninguém as bonanças. Afinal a vida é ainda mais maravilhosa do que aquilo que pensávamos.
Querida Sofia, o seu cabelo vai voltar e com força redobrada. Como redobrado vai ser o seu talento como Atriz e a sua vida como Mulher. Porque, mais madura. Mais completa. Conhecedora do que é, renascer. Coisa que nem toda a gente sabe.
E isto não são apenas palavras. Olhe para mim Sofia. Sou um exemplo de tudo isso. Do cair e voltar a levantar-me. Olhe para mim. Falo-lhe com a legitimidade de doente oncológico que já ultrapassou mais que um problema grave. E faço-o porque sei que estas palavras podem ser importantes para si. Claro que temos confiança nos médicos, nos tratamentos, no apoio da família, dos amigos e de todos quantos nos amam. Mas, sei o quão importante é olharmos e vermos o testemunho de um sobrevivente. É como que o exemplo vivo de alguém que já passou, por aquilo que nós estamos a passar e venceu. Sei que é uma boa ajuda.
É só isso que lhe queria dizer Sofia.
Olhe para mim. Sou um dos muitos que atravessou essa área das tormentas, mas já estou deste lado da fronteira em terra firme e à sua espera.
Mantenha essa coragem e vá em frente.
Daqui a algum tempo, quando nos voltarmos a encontrar, não vão ser precisas palavras para você me dizer, que eu tinha mesmo razão.
Basta que nos abracemos e que os nossos cabelos se toquem, numa cumplicidade de quem sabe...que a vida por vezes, é mesmo assim!
Um beijinho e muita força.”
, escreveu António Sala.
Clique aqui para ver o vídeo em que Sofia Ribeiro rapa o cabelo

Palavras-chave

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras