Nas Bancas

Joana Vasconcelos colabora com conhecida marca de relógios

A artista criou um Swatch Art Special.

Divulgação
24 de outubro de 2015, 23:22

A convite da Swatch e por ocasião da 56.ª Exposição Internacional de Arte – la Biennale di Venezia, a internacionalmente reconhecida artista contemporânea portuguesa Joana Vasconcelos criou a instalação Giardino dell’Eden. Agora a Swatch e Joana Vasconcelos expandem a sua parceria artística com um novo trabalho, o relógio LOOKSEASY, uma edição limitada Swatch Art Special. Um hino à elegância intemporal e um tributo à perícia artesanal, o novo trabalho é o primeiro Art Special de sempre a incluir elementos feitos à mão.
Para este projeto singular, Joana Vasconcelos trabalhou de perto com artesãos do norte de Portugal, especialistas na antiga técnica da filigrana. Seguindo o desenho original da artista, os artesãos criaram manualmente cada mostrador dourado de cada relógio desta edição limitada a 999 peças. Para este projeto, foi desenvolvida uma versão sofisticada da técnica da filigrana, o que lhes permitiu alcançar uma notável delicadeza e leveza. Cada relógio foi posteriormente montado à mão por especialistas relojoeiros da Swatch, numa estreia absoluta.
“Foi com grande entusiasmo que aceitei o desafio proposto pela Swatch de criar um relógio para o dia-a-dia. O meu trabalho enquanto artista assenta muito na apropriação de técnicas artesanais, que são combinadas com materiais industriais, refletindo frequentemente sobre o conceito de luxo – ao transformar objetos do dia-a-dia em peças de alta cultura. Esta colaboração com a Swatch deixa-me feliz, pois permite que o meu trabalho possa ser vivido todos os dias, a todas as horas”, afirma a artista.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras