Nas Bancas

Simão Morgado e Sara Biscaia Fraga: “Claro que queremos dar irmãos à Rosarinho”

O atleta olímpico, que em julho se despediu da natação de alta competição, diz que a companheira, Sara Biscaia Fraga, a filha, Rosarinho, de um ano, e a marca de fatos de banho que criou são agora as suas prioridades.

Cláudia Alegria
12 de setembro de 2015, 12:00

Durante três décadas foram poucos os dias em que Simão Morgado não teve de entrar numa piscina. Estivesse com frio, com sono ou apenas saturado, o atleta sabia que tinha de mergulhar para mais um treino diário, passar umas horas a nadar e a tentar abstrair-se das quatro paredes da piscina que tão bem conhecia. Aos 36 anos, o atleta, que representou Portugal em quatro edições dos Jogos Olímpicos e detém o recorde nacional de 50 metros mariposa, decidiu terminar a carreira desportiva para se dedicar a outros desafios igualmente estimulantes: educar a filha, Rosarinho, que completou um ano a 10 de julho, cimentar a relação de quatro anos com Sara Biscaia Fraga e desenvolver a empresa Scullings, marca de fatos de banho personalizáveis que criou em 2009.
Duas semanas depois de se ter despedido da competição, a CARAS combinou um piquenique descontraído com o atleta, durante o qual Rosarinho foi a grande protagonista.
– O que sentiu no dia em que pôs um ponto final a uma carreira de 30 anos?
Simão Morgado –
Senti que foi o concretizar de um sonho, que era encerrar a carreira da melhor forma possível. Sou muito competitivo, e quando decidi nadar mais uma vez para encerrar a carreira cá em Portugal já não treinava há dois anos. Portanto, tentei, num curto espaço de tempo, preparar-me para tentar ganhar a prova e com a Rosarinho a ver-me nadar pela primeira vez. Felizmente, foi o que aconteceu.
– O apoio da Sara é certamente importante, já que esta é uma fase de viragem acentuada...
Sara –
É verdade. Tenho pena de que ele deixe a natação, porque é um atleta com imenso talento, mas tudo tem um fim, e agora ficará com muito mais tempo para a Rosarinho e também para se dedicar à empresa.
Simão – Já era pouco o tempo que dedicava à natação, era mais trabalho e família. Obviamente que continuarei a praticar desporto, até porque a Sara também gosta...
Sara – Sim, todos os fins de tarde vamos andar de bicicleta e, de vez em quando, fazemos surf.
Simão – Gostamos do ambiente de ar livre, de praticar desporto, e é isso que queremos também incutir à Rosarinho.
– A Sara terminou agora o curso de nutrição. É uma área muito procurada nos dias de hoje...
Sara –
Cada vez mais. Ainda por cima o meu pai é cirurgião plástico e as duas áreas estão diretamente relacionadas, pois para se obterem resultados ótimos é fundamental haver um acompanhamento nutricional.
– Ficámos a saber hoje que a vossa filha nunca provou uma bolacha...
Nunca, e o alimento preferido dela são os brócolos. É feliz e está no percentil 90, o que prova que as bolachas e o açúcar não fazem falta nenhuma às crianças.
Simão – A Sara incute uma alimentação saudável e lá em casa comemos todos bem. É raro comermos fritos. Há sempre muita fruta e poucos doces.
– Agora têm, talvez, mais disponibilidade para aumentar a família?
Sara –
Para já, isso não vai acontecer. Como a Rosarinho acorda durante a noite e ainda estou a dar de mamar, não faz sentido ter mais filhos agora, mas claro que queremos dar irmãos à Rosarinho.
– Esta fase de mudança, com noites mal dormidas, deve ser complicada de gerir...
Simão –
Tem sido um mês emocio­nalmente esgotante. Aconteceram muitas coisas. Foi o primeiro aniversário da Rosarinho, a minha avó faleceu, tive uma excelente notícia na minha empresa (vamos ser a primeira marca portuguesa a poder produzir fatos de competição aprovados pela Federação Internacional de Natação) e depois esta despedida da natação... A nível emocional, foi de loucos. Foi um mês difícil, física e emocionalmente, mas agora vamos todos de férias, que é o que merecemos.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras