Nas Bancas

Joana Vasconcelos: Portugal dos Pequenitos ‘ganha’ bule da artista

Para assinalar o 75.º aniversário do Portugal do Pequenitos, em Coimbra, a artista plástica criou um bule em ferro forjado. Feliz, Joana acabou por recordar as ocasiões em que visitou aquele espaço em criança.

CARAS
27 de junho de 2015, 12:00

A 8 de junho de 1940 abria portas em Coimbra – por iniciativa do Prof. Bissaya-Barreto e nascido do traço do arquiteto Cassiano Branco – um parque lúdico-pedagógico que tinha como público-alvo as crianças: o Portugal dos Pequenitos. Para assinalar o seu 75.º aniversário, o espaço (em processo de renovação), onde se encontram réplicas em miniatura não só de alguns dos nossos principais monumentos, mas também exemplares da arquitetura tradicional portuguesa e das nossas ex-colónias, passa agora a exibir, também, um bule em ferro forjado da autoria de Joana Vasconcelos.
Tendo visitado algumas vezes o Portugal dos Pequenitos em crian­ça, tanto com a família como com a escola, a artista plástica reagiu com orgulho ao convite para criar esta peça, feita numa escala bem menor do que aquela com que habitualmente trabalha. “Achei que este bule faria uma ponte com o passado”, explicou à CARAS, referindo ainda: “Devemos dar valor às coisas que identificam a nossa cultura. Este espaço, património coletivo e identitário do nosso país, está a sofrer uma renovação e eu estou muito orgulhosa por fazer parte dessa transformação e de ajudar a passar da tradição para a contemporaneidade.”

 

Palavras-chave

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras