Nas Bancas

Investigador Henrique Leitão distinguido com o Prémio Pessoa

O físico e professor recebeu o galardão numa cerimónia que decorreu na Culturgest e que contou com a presença do Presidente da República. 

Marta Mesquita
4 de junho de 2015, 18:15

Foi com surpresa que Hen­rique Leitão, de 50 anos, recebeu a notícia de que era o vencedor do Prémio Pessoa 2014, uma iniciativa conjunta do jornal Expresso e da Caixa Geral de Depósitos. O físico, especialista em História das Ciências, é investigador principal do Centro Interuniversitário de História da Ciência e da Tecnolo­gia na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, destacando-se no seu currículo o papel como “coordenador do projeto de publicação das Obras Completas de Pedro Nunese o seu “contributo para resolver um problema científico em aberto há um século, a saber, o Método de Projeção de Mercator”, como recordou Francisco Pinto Balsemão, presidente do júri e do grupo Impresa, na cerimónia de atribuição deste galardão, que decorreu na Culturgest. No seu discurso, Francisco Pinto Balsemão continuou a enaltecer o trabalho de Henrique Leitão, “personalidade em torno da qual se constituiu uma escola de pensamento neste domínio científico, cujo reconhecimento pela comunidade académica internacional deve ser sublinhado, motivando investigadores portugueses e estrangeiros”.
Momentos antes de subir ao palco para receber este prémio, o investigador e professor explicou à CARAS a importância que esta distinção tem na sua carreira: “É uma honra receber o Prémio Pessoa, mas é também uma grande responsabilidade. Sinto uma grande alegria por ter recebido esta distinção, que é um grande incentivo para continuar a trabalhar. Sempre entendi este galardão como um prémio coletivo, porque trabalho muito com colaboradores.”
Ao seu lado neste dia Henrique Leitão teve a mulher, Maria João de Sousa Leitão, e os seus quatro filhos. “O meu marido tem conseguido transmitir o entusiasmo que sente pelo seu trabalho a toda a família. Aprendemos sempre muito com ele. Foi com muita alegria que soubemos deste reconhecimento”, contou a mulher do premiado.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras