Nas Bancas

Especial Manoel de Oliveira: Galeria de prémios

Com mais de 80 anos de carreira, o realizador somou dezenas de prémios e foi alvo de múltiplas homenagens. A última decorreu na sua terra natal no último dia 9 de dezembro, ao ser condecorado com a Legião de Honra francesa. 

CARAS
19 de abril de 2015, 20:00
"O prémio Mérito e Excelência deste ano não é apenas uma homenagem, é um tributo a um homem cuja vida se confunde com a própria história”, afirmou Francisco Pinto Balsemão, em maio de 2009, quando entregou o prémio Mérito e Excelência a Manoel de Oliveira. Nessa altura já o realizador tinha recebido por diversas vezes o Globo de Ouro de Melhor Realizador e somava dezenas de outros prémios e distinções, tanto nacionais como internacionais. 
Com mais de 80 anos de carreira, o cineasta viu a sua dedicação à sétima arte ser distinguida ao mais alto nível, destacando-se a condecoração com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique e a homenagem de que foi alvo no Festival de Cannes, ambos em 2008, assim como o Leão de Ouro que recebeu no Festival de Veneza em 2004 e o título de Grande-Oficial da Ordem Nacional da Legião de Honra, atribuído pelo governo francês.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras