Nas Bancas

Especial Manoel Oliveira: As "suas" estrelas

Oliveira era quase fetichista no que dizia respeito à escolha dos atores.

CARAS
19 de abril de 2015, 15:00

Ao longo dos anos, foram muitos os nomes recorrentes nos elencos dos filmes de Manoel Oliveira, que amava os seus atores de forma tão incondicional que chegava a tocar o fetichismo. Um amor assim merecia ser correspondido e muitos foram, de facto, os atores, nacionais e estrangeiros, que se dispuseram a trabalhar com ele várias vezes.
Sendo o universo do cineasta português maioritariamente protagonizado por misteriosas figuras femininas, as suas atrizes adquiriram estatuto de verdadeiras musas. Entre elas, Leonor Silveira, que se estreou pela sua mão em Os Canibais, de 1988, e desde então entrou em quase todas as suas películas. Isabel Ruth, Beatriz Batarda, Leonor Baldaque, Catherine Deneuve e Chiara Mastroianni também se deixaram seduzir várias vezes pelo Mestre.
Luís Miguel Cintra, Diogo Dória, Rogério Samora, José Wallenstein, Ruy de Carvalho, Ricardo Trêpa, Marcello Mas­troianni, Michel Picolli ou John Malkovich foram alguns dos nomes masculinos repetentes em filmes de Oliveira.

Palavras-chave

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras