Nas Bancas

Samanta McMurray partilha os seus segredos e sabores

Arquiteta de formação, descobriu nas receitas saudáveis um ‘hobby’ que se tornou profissão.

CARAS
6 de abril de 2015, 15:56
Samanta McMurray, de 29 anos, lutou contra o excesso de peso na adolescência e, por isso, com apenas 12 anos começou a interessar-se pelos cuidados relacionados com a alimentação. “O meu interesse pela alimentação saudável começou muito cedo e graças à minha mãe, que me chamou à atenção para o meu peso, aos 12 anos. Passei a comer mais legumes, grelhados, a ter cuidados com o que peço nos restaurantes e desde então que é assim”, explica. Hoje, dois anos depois de ter criado o blogue Eat Love, é seguida por centenas de adeptos das suas receitas e da sua preocupação com o bem-estar, que não passa pelas habituais dietas milagrosas. O seu sucesso nas redes sociais deu nas vistas e a CARAS decidiu partilhar com os seus leitores as dicas de Samantha: nas próximas quatro semanas, o leitor terá acesso gratuito aos seus saberes e sabores através dos fascículos Sumos Com Segredos, divididos em quatro volumes. O primeiro diz respeito a receitas de pequeno-almoço, o segundo, a snacks, o terceiro, a sopas e o quarto, a “delícias para todas as horas”. “Nunca pensei que este convite surgisse e espero  desta forma chegar a mais pessoas e poder ajudá-las a perceber um pouco mais como se pode ter uma maior qualidade de vida apenas com a mudança de alguns hábitos. Eu já não dispenso os meus sumos de frutas e legumes pela manhã e a verdade é que tenho muito mais energia e disposição desde que o faço. É muito bom perceber que com o que publico posso inspirar tantas pessoas a serem mais saudáveis”, revelou a autora.
Formada em arquitetura e apaixonada por fotografia, Sa­mantha tem o cuidado de aliar a preocupação estética a todos os seus pratos. “Depois de uma temporada na Suíça à procura de trabalho na minha área de formação, a arquitetura, comecei a passar mais tempo com um primo meu que é chef e a acompanhar e fotografar as suas receitas. Quando regressei a Lisboa, sem grandes perspetivas de trabalho, comecei a ocupar o meu tempo com exercício físico e na cozinha, a experimentar novas e saudáveis receitas. Achei que poderia criar um blogue e aproveitar também para treinar a minha fotografia. As duas coisas pelas quais sempre fui apaixonada. Tenho realmente muito cuidado com as fotografias, com o lado artístico. As receitas têm de ser apelativas, pois, por melhores que sejam, se não tiverem uma boa fotografia, ninguém as vai querer pôr em prática”, justifica. 
A seu lado em todas as ocasiões tem contado com o apoio do marido, o médico oncologista Pedro Barata, de 29 anos: “ Só me posso dedicar inteiramente a esta paixão porque tenho alguém ao meu lado que me apoia. O que faço ocupa todo o dia e merece toda a minha dedicação.”
Samantha acredita que os cuidados com a saúde e com a imagem que incentivam a procura de comida saudável é uma preocupação que veio para ficar, e que os chamados sumos detox passarão a ser cada vez mais presentes nas dietas comuns: “Acho que as pessoas começam a ter mais consciência da importância de alguns cuidados. As frutas e os legumes são fundamentais no dia-a-dia. Espero que seja como aquele vestido preto que todas as mulheres devem ter no armário porque nunca sai de moda [risos].

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras