Nas Bancas

Simão Morgado e Sara Biscaia Fraga: “A nossa filha fortaleceu-nos muito”

O antigo nadador olímpico e a companheira aproveitaram a sesta da manhã da filha Rosarinho, de um mês e meio, para passear pela praia e descontrair na piscina. Juntos, vivem momentos inesquecíveis e todos os planos são agora feitos em família.

Andreia Cardinali
20 de setembro de 2014, 14:00

Um mês e meio depois de terem sido pais de uma menina, Rosarinho, Simão Morgado e Sara Biscaia Fraga ainda se estão a habituar às noi­tes mal dormidas e às novas responsabilidades. De férias no Algarve, as primeiras em família, o antigo nadador olímpico e a companheira revelam que agora se sentem ainda mais completos.
– Como está a correr esta experiência da paternidade?
Simão Morgado – Está a ser ótima, é uma altura muito bonita. A cada dia que passa a Rosarinho interage mais connosco... No início sentimos que não há uma gran­de proximida­de, mas agora já nos reconhece como pais e já começamos a ter momentos mais afetuosos. Depois tem o outro lado... Custa um bocadinho à noite, às vezes. Temos de nos habituar a ela e às mudanças inevitáveis.
Sara Fraga – Somos ambos pais sem experiência e tudo é novidade. Vamos criando hábitos [risos].
– Ela é uma bebé sossegada?
Simão – Às vezes demora um bocadinho a adormecer e ainda estamos a tentar perceber o que a torna mais tranquila. Andamos a fazer experiências com as horas do banho e de mamar antes de dormir... Depois dorme várias horas seguidas e a Sara até tem de a acordar para dar de mamar.
– Sara, o amor pela Rosarinho foi imediato ou foi crescendo?
Os primeiros dez minutos foram realmente muito estranhos. Não sei explicar... Depois começou a surgir uma ligação inexplicável e agora já não consigo viver sem ela.
Simão – Assisti ao parto e vi a cara da Sara quando a Rosarinho nasceu... Foi um choque para ela, mas assim que a amamentou criou uma ligação imediata.
– A Rosarinho trouxe inevitavelmente mudanças à vossa vida a dois. Como têm lidado com isso?
Simão – Adoramos desporto, ar livre, passamos sempre férias aqui e fazemos inúmeras atividades. Agora isso acabou [risos]. Vamos à praia a correr, durante uma hora ou duas, pois não faz sentido eu ir e a Sara ficar em casa, já que fazemos tudo em con­junto. Estamos a habituar-nos e na realidade não pensamos muito nas mudanças. Quando estamos longe da nossa filha só queremos ir ter com ela.
Sara – Agora a minha prioridade é a Ro­sarinho. É impossível estar mais de duas horas longe dela, mas nesses intervalos tentamos aproveitar para fazer alguma coisa. Trouxemos uma pessoa para nos ajudar e isso facilita bastante.
– Percebe-se que o Simão é um pai atencio­so. Faz tudo?
Sou eu que mudo as fraldas [risos]. É giro, porque as enfermeiras no hospital disseram que era raro ver um pai com tanta destreza como a que demonstrei. Quem assiste a um parto vê a forma como os médicos e as enfermeiras pegam nas crianças e acho que isso faz-nos perceber que as coisas têm de ser feitas com naturalidade.
– Foi instintivo ou tentaram preparar-se para a chegada dela?
Acho que nunca ninguém está preparado, talvez ao tercei­ro filho [risos]. Claro que vamos ouvindo conselhos, mas será sempre na base da experiência.
– Tornaram-se pessoas diferentes?
Acho que sim. Todas as conversas agora são em torno dela. Se discutimos, é sobre ela [risos]. Tornámo-nos mais responsáveis e sabemos que não podemos vacilar em nada. A Sara cresceu muito, está muito mais responsável.
– A Rosarinho veio fortalecer o vosso amor?
Completamente. Claro que quando ela começa a chorar às quatro da manhã e não sabemos como a acalmar esquecemos o amor e passamos a ‘bola’ um ao outro [risos]. É difícil e às vezes falamos de forma mais ríspida um com o outro, mas acho que a nossa filha nos fortaleceu muito enquanto casal. Os planos são cada vez mais fortes e a pensar nos três, ou nos quatro ou nos cinco [risos].

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras