Nas Bancas

Nonô perdeu a luta contra o cancro

Leonor, a menina de cinco anos cuja batalha contra o cancro emocionou o país e foi seguida por milhares de pessoas nas redes sociais, morreu esta quarta-feira, 3 de setembro.

Redação CARAS
4 de setembro de 2014, 10:57

“Ensinou-nos a Aceitar e a Sorrir. Há alguns minutos atrás, a Nono regressou aos braços de Jesus. Pode finalmente descansar e olhar por nós. Deixa-nos um legado enorme. De sorrisos, de perseverança. Agradecemos todas as palavras de carinho e o apoio incondicional ao longo destes meses. Fazemos apenas um pedido, que seja respeitada a privacidade da família, neste momento. Oportunamente serão prestados mais esclarecimentos.” Foi com este emocionante mensagem que os administradores da página Os Aprendizes da Nono no Facebook – onde milhares de pessoas acompanhavam diariamente a evolução do estado da pequena Leonor – anunciaram que a menina de cinco anos tinha perdido a longa batalha contra um tumor no rim direito (denominado tumor de Wilms bilateral), em estado avançado, que lhe foi diagnosticado há mais de um ano.
Horas antes, a mãe de Leonor, Vanessa Afonso, já tinha deixado uma outra mensagem que indiciava que o estado da filha era muito grave: “Esta foi provavelmente a semana mais negra de toda a minha vida. A nossa Menina luta com todo o seu pequeno coração mas já no limite das suas forças. A coragem e a força da minha Filha, são a minha maior lição de vida. O meu coração de Mãe não tem neste momento capacidade para mais do que estar totalmente entregue à LUZ DA MINHA VIDA. Até que eu me volte a sentir suficientemente forte para SER tudo aquilo que agora não tenho forças para ser, a página dos Aprendizes da Nonô vai ser gerida pelos Amigos e Família que até aqui nos foram de preciosa ajuda. Peço-vos que com o vosso coração cheio de AMOR e não de tristeza, peçam a Deus pela Paz e Serenidade da Nonô e de toda a nossa Família. Quero que saibam que em tudo e por tudo vos estou grata por estes últimos 15 meses. O testemunho de vida da minha Menina veio trazer de volta aos corações de todos nós, nova esperança na verdadeira essência do Ser Humano. Pelas mãos de Deus ela guiou-nos num caminho de redescoberta do verdadeiro significado de AMOR INCONDICIONAL. A ela e a vós, a minha eterna gratidão. Por agora, é tudo aquilo que consigo expressar. Voltaremos a "conversar". Até breve, Com todo o nosso Amor, Pais, para sempre os Pais da nossa Menina. Vanessa & Jorge”.
Este verão, Nonô , também conhecida como a Princesa Guerreira, removeu o rim e foi também operada a outro tumor no pulmão e atualmente encontrava-se na Alemanha a submeter-se a um tratamento com células dendríticas.
Leonor Coutinho era sobrinha de Lara Afonso, apresentadora da CMTV, e foram muitas as caras conhecidas que se juntaram à sua causa no intuito de angariar fundos para ajudar na luta contra a doença. Em dezembro do ano passado, por exemplo, foi organizado um concerto solidário que contou com a participação de Áurea, Susana Félix, André Indiana, Mónica Ferraz, Paula Teixeira, André Sardet, Mafalda Arnauth, Olavo Bilac, Mico da Câmara Pereira, Sara Tavares, entre muitos outros artistas. Já o início deste ano foi criada a Associação Princesa Leonor – Aceita e Sorri, com o objetivo de ajudar também outras crianças com cancro, e em maio deste ano, a menina e a mãe apresentaram o livro Aceita e Sorri, no qual é relatada a luta que travaram durante mais de um ano.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras